Publicidade

Vacina mineira contra a covid-19 será testada em 40 mil voluntários

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais convocarão voluntários para os testes

Vacina mineira começará testes em humanos ainda neste ano – Freepik

Uma vacina totalmente nacional será testada em humanos neste ano e pesquisadores do Centro de Tecnologia em Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) convocarão 40 mil voluntários para participarem das fases de testes de eficácia do imunizante do tipo quimera proteica. 

Publicidade

Até o momento, a vacina mineira apresentou resultados positivos em animais, no entanto, para que os estudos avancem será necessário o teste em humanos e, se tudo correr como o esperado, estima-se que o imunizante poderá ser distribuído para aplicação na população em 2022. 

+ VEJA TAMBÉM: Melhor adiar gravidez durante pico da pandemia, diz Ministério da Saúde

+ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”

O governo deverá destinar R$ 30 milhões para realizar as fases 1 e 2 de testes clínicos da vacina que é uma das três vacinas mais promissoras desenvolvidas com tecnologia nacional, sendo que as candidatas mais adiantadas e autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são a Versamune, desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP); a ButanVac, produzida pelo Instituto Butantan. 

Publicidade

ButanVac também será testada em humanos

O Instituto Butantan criou uma vacina própria contra Covid-19 e pedirá autorização já na sexta-feira, dia 26 de março, à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ensaios clínicos com seres humanos. As informações são da Folha.

O imunizante recebeu o nome de Butanvac e é desenvolvido pelo instituto, que lidera um consórcio internacional do qual ele é o principal produtor, com 85% da capacidade total de fornecimento da vacina.

Publicidade

 

 

 

Publicidade