Publicidade

Rio de Janeiro planeja exigir comprovante de vacinação de turistas, durante o carnaval

Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro aguarda avaliação do Ministério da Saúde

Rio de Janeiro prevê comprovante de vacina para o carnaval – Freepik/jcomp

Com o novo surto alarmante de Covid-19 na Europa, o Rio de Janeiro planeja exigir comprovante de vacinação para turistas que chegarem ao estado durante o carnaval. O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse na última sexta-feira, 19 de novembro de 2021, que está aguardando avaliação do Ministério da Saúde desde outubro.

Publicidade

“O passaporte vacinal é a única medida que a gente ainda estuda manter na cidade. A gente já cobrou do Ministério da Saúde que avalie a solicitação do passaporte para pessoas de outros países que venham ao Brasil, e o Ministério está apreciando essa situação. Para os cariocas, a gente vai definir, ao longo das próximas semanas, se a gente mantém o passaporte vacinal, se aumenta a cobrança dele a outros setores da sociedade ou se a gente já vai alcançar uma cobertura vacinal tão alta (no carnaval) que não será mais necessário”, disse Daniel Soranz durante a Comissão Especial do Carnaval da Câmara de Vereadores do Rio.

+++ Fiocruz divulga alerta para o Brasil, com a nova onda de Covid-19 na Europa e Ásia. ”O risco de recrudescimento permanece”

+++ Ministério da Saúde anuncia dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos

A Secretaria espera que cerca de 70% da população do município esteja vacinada com a terceira dose até essa época. Neste sábado, 20 de novembro de 2021, foi informado que a cidade do Rio de Janeiro não registrou óbitos por Covid-19 pela primeira vez, desde março de 2020.

Publicidade

“No Rio, apenas 0,5% dos leitos estão ocupados por pacientes com covid. O baixo índice de testes positivos (3%) facilita muito a Secretaria de Saúde fazer o rastreamento dos contatos de cada um dos casos e também fazer a genotipagem desses casos”, disse o secretário.

ALERTA DA FIOCRUZ

Mesmo em regiões com uma grande cobertura vacinal em países da Europa e da Ásia, os números de casos e óbitos pelo coronavírus vêm aumentando significativamente. Com esse cenário do exterior, a Fiocruz fez um alerta para o Brasil no Boletim Observatório Covid-19: “Diante deste novo cenário, o boletim coloca em pauta o debate sobre a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento físico e de proteção individual no Brasil e ressalta a desaceleração do ritmo de vacinação de primeira dose contra a Covid-19 no país”
 

Publicidade