Publicidade

São Paulo receberá 15 milhões de doses da vacina contra COVID-19 até final de 2020

A distribuição para a população dependerá dos resultados dos testes e da aprovação da Anvisa

A informação foi compartilhada pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas – Pixabay

O Instituto Butantan receberá 15 milhões de doses da vacina CoronaVac de forma fracionada a partir de outubro até o final deste ano. A fórmula contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), que causa a doença Covid-19, é produzida na China.

Publicidade

A informação foi compartilhada nesta quarta-feira, 12, por Dimas Covas, diretor do Instituto, à GloboNews.

“Eu tenho enfatizado que a vacina estará disponível aqui no Butantan já em outubro. Em outubro receberemos 5 milhões de doses, em novembro mais 5 milhões de doses e em dezembro, mais 5 milhões de doses. Essas doses já estão sendo produzidas lá na China e, portanto, no final deste ano teremos 15 milhões de doses disponíveis”, disse Covas durante a entrevista que foi ao ar logo cedo.

SERÁ DISTRIBUÍDA PARA A POPULAÇÃO?

Essa é a dúvida mais frequente quando alguém lê uma informação com a que Dimas Covas deu. A resposta, foi que a liberação do uso da vacina para a popuçação dependerá, exclusivamente, dos resultados dos testes e da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Publicidade

“Essas vacinas já estão previamente desenvolvidas, estão em processo de produção, chegarão aqui no Instituto Butantan e, portanto, essa perspectiva de uso fica na exclusiva dependência dos resultados do estudo clinico”, explicou o diretor, que logo completou sobre a distribuição da fórmula a partir de janeiro de 2021: “Eu sou otimista, mas otimista com base nos dados, nos fatos. É uma perspectiva real. É uma perspectiva que tem uma enorme chance de acontecer e a partir de janeiro nós termos essa vacina disponível”.

PRODUÇÃO LOCAL

Além das doses já preparadas, o Instituto Butantan também receberá, a partir de outubro, todo o necessário para começar a produzir o material de imunização.

Publicidade

“Paralelo a isso, o Butantan também recebe a partir de outubro, a vacina a granel, e aí o Butantan começa um processo de produção dessa vacina aqui, que é a fase de formulação, de preparo e de envase, colocar essa vacina em frascos para depois ele ser distribuído. De forma que além desses 15 milhões que teremos em dezembro, no primeiro trimestre do ano que vem, poderemos ter mais 15 milhões de doses e até o primeiro semestre, chegarmos a 60 milhões de doses”.