Publicidade

Vida leve e saudável! Especialista lista nutrientes que mulheres precisam ter no organismo em cada fase da vida

Veja quais os nutrientes necessários para a mulher de acordo com cada faixa etária!

Saiba qual nutriente você mais precisa em casa fase da sua vida – Freepik

Mulher, você toma todos os cuidados necessários que seu corpo precisa e merece? Não? Então chegou o momento de mudarmos isso!

Publicidade

É importante que estejamos atentas para os nutrientes que nosso corpo mais precisa em cada fase da nossa vida e nossa conversa com a nutricionista Clarissa Fujiwara foi exatamente essa!

Para ajudar, a especialista idealizou um guia para a Revista Viva Saúde que indica quais as necessidades nutricionais das mulheres em cada etapa da vida, desde a infância até a idade madura.

Confira:

Infância
Deve-se considerar que é o momento de criar bases para uma boa saúde. A partir dos seis meses, é importante fornecer nutrientes como ferro, cálcio, vitaminas C e A.

Publicidade

Adolescência
Nesse período de crescimento e desenvolvimento físico, há um aporte de nutrientes maiores, além disso ocorre a primeira menstruação. Por isso, o consumo de nutrientes como o ferro se torna importante. Além disso, é preciso estar de olho no zinco, na vitamina E e na dupla cálcio e vitamina D.

Vida adulta
O período fértil da mulher é um período de pensar em uma boa gravidez e garantir um envelhecimento saudável. No caso da preparação para uma possível gestação, destacamos a necessidade nutricional da mulher para o ácido fólico, que previne problemas na formação neurológica do bebê.

Menopausa
Na fase em que ocorre a última menstruação, a alimentação pode amenizar alguns sintomas, com nutrientes como isoflavonas (presentes na soja e seus derivados) e ácidos graxos essenciais (principalmente o ômega 3), que têm ação anti-inflamatória e ajudam na saúde neurológica.

Publicidade

Pós-menopausa
Aqui há um maior risco de fraturas ósseas e osteopenia, o que valoriza o consumo de vitamina D e cálcio. Além dele, um cuidado com o consumo de fósforo e magnésio que também influenciam neste caso.

Idade madura
Após os 60 anos, é importante controlar o consumo de alguns elementos, como as doenças crônicas (hipertensão, diabetes etc). Nesta fase, antioxidantes são importantes para proteção das células contra os radicais livres, que causam envelhecimento precoce e câncer. Alimentação colorida é fundamental neste aspecto.

Publicidade