Publicidade
País norueguês proíbe criação de buldogue inglês e cavalier spaniel – Pexels/freestocks.org

A Noruega tomou uma decisão inédita em relação ao bem-estar animal: a proibição de criar cães das raças Bulldog Inglês e Cavalier King Charles. A medida do país leva em consideração a anatomia dos cãezinhos, que possuem o focinho bem achatado e o crânio pequeno. Por conta dessas características, esses animais são mais suscetíveis a ficarem doentes por conta de humanos, causando sofrimento aos animais. 

Publicidade

“Temos que mudar a maneira como criamos os cães. A forma como fazemos isso talvez fosse aceitável há 50 anos, mas não agora”, disse à Agence France-Presse (AFP), a presidente  da Sociedade Protetora dos Animais norueguesa, Åshild Roaldset. A medida foi discutida no tribunal de Oslo, em que se falou sobre a criação de animais por conta de características “atrativas”. 

Em seu Instagram, a ativista Luisa Mell comentou sobre a decisão do país norueguês: “Finalmente o mundo começa a discutir este assunto com seriedade. Além dos constantes maus tratos que sempre mostro por aqui, a criação de algumas raças por si só já envolve crueldade. É justo fazer nascerem cães que sofrem com problemas genéticos a vida toda só por padrōes estéticos?.

Publicidade

+++ Espanha proíbe venda de animais em lojas; Governo também torna ilegal deixar animais sozinhos por até três dias

+++ Empresa de biotecnologia de Elon Musk é acusada de maltratar macacos; Conforme denúncia, 15 de 23 animais morreram

Bulldog sofre de problemas respiratórios e Cavalier King Charles Spaniel sofre com dores de cabeça

Por ter o focinho achatado, o Bulldog sofre constantemente com problemas respiratórios, além de problemas ortopédicos. “A incapacidade genética da raça para parir naturalmente é uma das razões pelas quais o buldogue não pode mais ser usado para reprodução”, relataram os juízes, já que grande parte dos animais dessa raça nasceram por cesária nos últimos dez anos no país. 

Publicidade

Um estudo do Royal Veterinary College, realizado em 2021, apontou que 58% dos donos de cachorros com o focinho achatado não sabiam identificar que o animal estava sofrendo com dificuldades respiratórias. Enquanto isso, por terem o crânio pequeno, o Cavalier King Charles Spaniel sofre muito com dores de cabeça e problemas na visão.