Publicidade
Cuidados com o nariz – Unsplash/Engin Akyurt

Dias sem chuvas e muita irritação no nariz: esses são alguns sofrimentos que muitos brasileiros estão passando nessa época do ano. Isso porque em diversos estados do país a umidade relativa do ar está abaixo do ideal, que deve estar entre 50% e 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Publicidade

Para se ter uma ideia, nesta quarta-feira, 25, em São Paulo, a umidade do ar está entre 16% e 37%, colocando o estado em alerta.

Todo esse contexto prejudica a hidratação das vias respiratórias, em que o nariz costuma ficar ressecado, podendo ocasionar até mesmo sangramentos. Por isso, é muito importante tratar dessa região com cuidados básicos. 

+++ Como aliviar o mal-estar do tempo seco sem perder o foco nos exercícios? Educadora física dá dicas valiosas

+++ Ar seco x olhos: oftalmo explica como o clima seco pode afetar a saúde ocular

Publicidade

O primeiro passo é simples, mas que muitos esquecem no decorrer do dia: beber água. Não importa a estação do ano, a água é primordial para a hidratação do corpo. Além disso, o soro fisiológico – facilmente encontrado nas farmácias – também pode ser utilizado para a realização de lavagens no nariz. O ideal é que seja feito na parte da manhã, tarde e noite. 

E se você é amante de café, é aconselhável reduzir o consumo, pois isso pode agravar o incômodo. O mesmo é válido para as bebidas alcoólicas. Vale lembrar que utilizar umidificador ou uma vasilha com água no ambiente também ajuda na hidratação nasal. 
 

Publicidade