Publicidade

Médica esclarece 3 principais mitos sobre reposição hormonal

Dra. Kátia Haranaka, médica com mais de 32 mil atendimentos clínicos, relatou dúvidas que recebe com mais frequência em seu consultório

Médica esclarece principais mitos sobre reposição hormonal – Freepik

Experimente digitar “reposição hormonal” em algum site de busca. Aparecem aproximadamente 3.520.000 resultados em menos de 1 segundo! Como filtrar a verdadeira relevância das informações apresentadas ali?

Publicidade

A Dra. Kátia Haranaka, médica especialista em cirurgia plástica com mais de 32 mil atendimentos em seu Centro Integrado de Dermatologia e Cirurgia Plástica, desmistifica alguns mitos relacionados ao tema e orienta, claro, a sempre pesquisar informações e tratamentos com profissionais habilitados em consultas personalizadas.

+ VEJA TAMBÉM: 4 complicações das varizes que são agravadas pela falta de cuidado e atenção com as veias

De forma simples, pode-se dizer que os hormônios são substâncias que fazem com que todo o corpo se comunique e que funcione como se fosse um só órgão. “Envelhecemos ou adoecemos quando há um declínio ou desequilíbrio desse sistema, seja para o mínimo ou máximo dos índices. Podemos e devemos fazer um acompanhamento de nossos marcadores para fazer o corpo trabalhar na sua melhor performance. Deve-se, inclusive, iniciar as dosagens o mais cedo possível”, orienta Dra. Kátia. “Temos a ciência para nos guiar com os hormônios isomoleculares, também conhecidos como bioidênticos, por promoverem o mesmo potencial de ação quando comparados aos hormônios que o corpo produz e, por serem, da mesma natureza estrutural”, esclarece.

Listamos aqui 3 mitos sobre reposição hormonal que muitos pacientes relatam em consultas.

Publicidade

1. Causa câncer de mama?

Depende do tipo de hormônio que está sendo utilizado. Alguns podem, sim, até estimular a formação do estrona (hormônio estrogênico secretado pelo ovário) e assim, apresentar um maior risco ao câncer. Porém, quando falamos nos isomoleculares e, com doses diárias/fisiológicas, estamos prevenindo o seu aparecimento.

Aqui vale um alerta. “Posso assegurar, depois de tantos anos de prática clínica que o maior causador de câncer de mama chama-se anticoncepcional oral”, alerta Dra. Kátia.

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Explante mamário: médico explica cuidados e riscos no procedimento de retirada das próteses de silicone

2. Engorda?

O que engorda, na verdade, é a falta de hormônios. Assim, a ausência do prazer consigo resulta em uma vida com o prazer pela boca: uma alimentação inadequada que inflama nosso corpo. Por isso, é recomendado retirar o leite e seus derivados, o glúten e o álcool da alimentação. Beber 3 litros de água por dia e investir nos alimentos que vem da natureza, já é um excelente caminho para a saúde e um envelhecer jovem. Falando em hormônios, o que pode fazer aumentar o peso é a falta de estradiol, responsável por mais de 400 funções na mulher.

Publicidade

3. Aumenta pelos?

Aqui mais uma vez é o baixo estradiol que acarreta uma predominância de testosterona e pode aumentar os pelos nas costas, queixo e buço.
Para mais informações sobre o tema, confira a websérie “Envelhecer Jovem”, no canal da Dra. Kátia, que apresenta os três pilares essenciais: atividade física regular, nutrição adequada com suplementação e modulação hormonal.

 

Publicidade