Publicidade

Doação de sangue: número de doadores no Brasil é baixo, conforme estudo

Durante a pandemia, as doações de sangue diminuíram em 10%, conforme o Ministério da Saúde

Doação de sangue – Pexels/Los Muertos Crew

O dia 25 de novembro é marcado pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, mas o cenário no Brasil mostra dados preocupantes que dificultam a difusão desse hábito tão importante pelo país. E os índices reduziram ainda mais durante a pandemia e os estoques de hemocentros ficaram em baixa: as doações diminuíram em 10%, conforme o Ministério da Saúde. Ainda, apenas 21% dos doadores brasileiros continuaram a ação neste período, conforme estudo da Abbott, realizado com 1.052 pessoas do país, entre 16 e 64 anos, no primeiro trimestre de 2021. 

Publicidade

O levantamento da Abbott, divulgado nesta quinta, 25 de novembro de 2021, também apontou que apenas 19% dos brasileiros doam sangue uma vez por ano. Já 48% dos entrevistados afirmaram que não possuem esse hábito, em que a grande parte desse perfil são mulheres de 16 a 44 anos.

+++ Infecção urinária pode se espalhar pelo sangue e se transformar em um quadro grave; entenda como isso pode ocorrer 

+++ Colesterol alto mesmo com hábitos saudáveis? Doença pode estar por trás dessa condição

A falta de conscientização e informação são os grandes impedimentos para que a doação de sangue seja aderida por mais brasileiros. Medo, desconforto e não saber a quantidade de sangue que será coletado e para onde ele será encaminhado foram as maiores queixas entre os entrevistados

Publicidade

COMO FAZER A DOAÇÃO DE SANGUE?

Em vídeo no seu canal do YouTube, o médico Drauzio Varella explica quais são os requisitos para que uma pessoa seja doadora de sangue.

IDADE

  • Se for a primeira doação, é preciso ter entre 18 e 60 anos de idades;
  • Se já tiver doado sangue, pode fazê-lo até 69 anos.

PESO

Publicidade
  • Ter mais de 55 quilos.

DOENÇAS E MEDICAMENTOS

  • Nos últimos 7 dias, não pode ter apresentado gripe, resfriado ou quadros febris;
  • Nos últimos 3 dias, não pode ter feito uso de antiinflamatórios e aspirina;
  • Nos últimos 15 dias, não pode ter feito uso de antibióticos;
  • Não pode ter antecedente de doenças infectocontagiosas transmissíveis por transfusão. “Por exemplo, sífilis, Doença de Chagas, AIDS, Hepatites B e C, malária e os retrovírus HTLV I e II”.

Outro ponto que Drauzio ressalta é caso a pessoa tenha passado por um procedimento cirúrgico: “Se você foi submetido a uma cirurgia ou tratamento médico mais intensivo nos últimos seis meses, você tem que informar a pessoa do banco de sangue no momento da doação”

Confira mais dúvidas que o médico responde, no vídeo abaixo do canal Drauzio Varella:

Publicidade