Publicidade

Consultoria de desenvolvimento infantil pode ajudar a direcionar habilidades intelectuais

Neurocientista que assessora Gustavo Saldanha trabalha com desenvolvimento infantil para crianças de alto QI, a fim de ampliar possibilidades educacionais

Neurocientista trabalha com desenvolvimento infantil para crianças de alto QI, a fim de ampliar possibilidades educacionais – FREEPIK

Estimular o desenvolvimento intelectual de uma criança pode ser um desafio para os pais. Desta forma, obter um direcionamento educacional pode ajudar a despertar talentos e potencializar as possibilidades para o futuro da criança. 

Publicidade

Nos últimos dias, ouvimos muito falar sobre o brasileiro de 8 anos que tem um QI de 140, Gustavo Saldanha, e, com isso, o tema “desenvolvimento infantil” veio à tona. “Como descubro se meu filho é superdotado?”; “Como posso auxiliar no processo de aprendizagem?”. Essas são perguntas comuns para os gestores de crianças que demonstram, certas vezes, mais agilidade na forma de pensar ou agir.

Os pais de Gustavo, por exemplo, que apesar da pouca idade já é um membro da Mensa, uma sociedade internacional de pessoas com alto quociente de inteligência (QI), apostaram na assessoria do Professor Doutor Fabiano de Abreu, PhD neurocientista, psicólogo e especialista em neurociência aplicada à aprendizagem e nós conversamos com o especialista para entender como funciona esse processo de desenvolvimento da criança.

O Prof. Dr. Fabiano de Abreu é Membro da Federação Europeia de Neurociência e, além de assessorar Gustavo Saldanha, a primeira criança brasileira do “clube de gênios”, Fabiano também trabalhou com Laura Büchele e Romeu Gutvilen, que obtiveram repercussão internacional.

O neurocientista estudou como funciona o cérebro humano e o desenvolvimento das capacidades cognitivas através de estudos em psicologia, neurociência, história e antropologia.

Publicidade

 

Publicidade

Desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo consiste em um campo de estudo da neurociência e da psicologia focado no desenvolvimento intelectual de uma criança. E como funciona a assessoria do especialista no assunto?

“A consultoria visa direcionar um caminho para potencializar e ampliar as habilidades cognitivas da criança em termos de processamento de informações, recursos conceituais, habilidade perceptiva, aprendizagem de línguas, e outros aspectos do desenvolvimento do cérebro humano. Os pais também recebem orientação sobre como promover o desenvolvimento educacional da criança. São fornecidas informações sobre bolsas em escolas e universidades internacionais e como funciona o percurso para ingressar na Mensa Internacional, além de outros benefícios possíveis com um teste de QI oficial”, explica Fabiano. 

Publicidade

Membro do Mesa Internacional, Fabiano de Abreu é considerado uma das pessoas com um dos maiores QI já registrados na atualidade. Dentre as possíveis vantagens do título, crianças orientadas pelo neurocientista, obtiveram bolsas de estudo internacionais, oportunidade que gerou uma economia significativa para os pais com custos educacionais.

“Ao reconhecer e estimular as habilidades intelectuais da criança, é possível traçar um caminho de sucesso ao invés de deixar que o seu talento seja despercebido”, esclarece o especialista.


Sobre o Fabiano de Abreu

Publicidade

PhD, neurocientista, mestre psicanalista, biólogo, historiador, antropólogo, com formações também em neuropsicologia, psicologia, neurolinguística, neuroplasticidade, inteligência artificial, neurociência aplicada à aprendizagem, filosofia, jornalismo e formação profissional em nutrição clínica – Diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, UniLogos; Membro da Federação Européia de Neurociências e da Sociedade Brasileira e Portuguesa de Neurociências. Universidades em destaque: Logos University International, UniLogos, Nova de Lisboa, Faveni, edX Harvard, Universidad de Madrid.