Publicidade

Caso inédito! Bebê é salvo ao receber primeiro transplante duplo de coração e timo

Um bebê foi salvo nos EUA ao receber um transplante combinado de coração e timo, revolucionando a medicina

Bebê é salvo ao receber primeiro transplante duplo de coração e timo do mundo – Instagram/ @kaitlynsinnamon

Um bebê chamado Easton se tornou a primeira pessoa no mundo a receber um transplante duplo de coração e timo, ao mesmo tempo! O caso, que aconteceu nos Estados Unidos da América, fez história e médicos avaliam que esse pode ser um início de uma nova fase da medicina na área de transplantes de órgãos.

Publicidade

“Estamos muito animados. Este conceito de tolerância sempre foi o santo graal dos transplantes, e agora estamos bem na porta”, afirmou um dos médicos de Easton, Joseph Turek, do Duke University Hospital, na Carolina do Norte, nos EUA. “Isso tem o potencial de revolucionar o transplante de órgãos sólidos no futuro.”

+++ Exame mostra que Paulinha Abelha teve fígado sobrecarregado por emagrecedores

 

O tecido de timo doado deve ajudar a impedir que o corpo do bebê rejeite o novo coração

Easton passou os primeiros sete meses de vida internado, sendo submetido a cirurgias e procedimentos, por conta de uma fraqueza no coração e de problemas em seu sistema imunológico.

“Ajudou um pouco, mas foi basicamente um band-aid para sobrevivermos até o transplante”, lembrou sua mãe, Kaitlyn Sinnamon, à BBC News, quando contou sobre o período em que o filho também ficou ligado a aparelhos e precisou combater infecções advindas das longas internações.

Publicidade

Até que chegou o grande dia e a cirurgia tão esperada – e delicada – foi realizada com sucesso!

O bebê completou 1 ano de vida em 15 de fevereiro.

+++ Tireoide pós-parto: entenda como é diagnosticado esse distúrbio

Publicidade

Médicos comemoram sucesso na cirurgia do bebê Easton

A cirurgia de Easton ocorreu há alguns meses e os resultados têm se mostrado muito positivos. O que tanto esperavam está acontecendo: o tecido do timo está funcionando, o que significa que o corpo do pequeno está construindo células imunológicas vitais que podem reduzir ou até eliminar a necessidade de ele tomar medicamentos imunossupressores (que evitam a rejeição do órgão transplantado) ao longo da vida.

 

O timo é uma glândula que ajuda o desenvolvimento de células T, que combatem substâncias estranhas no corpo. Ele ensina a estas células imunes o que é “auto” e o que não é — e, portanto, o que pode ser atacado. Os médicos acreditam que oferecer a Easton o tecido de timo cultivado do mesmo doador que deu a ele um coração deve ajudar seu corpo a adotar os novos tecidos.

Publicidade

A medicina ainda precisa de muitos estudos para comprovar e aprovar essa técnica para futuros procedimentos, porém a boa evolução do bebê dá esperanças à equipe que tem estudado tanto o caso.

 

A equipe médica planeja realizar o desmame de Easton das drogas imunossupressoras em algum momento, para ver como ele evolui.