Publicidade

‘Cannabis’: Anvisa aprova mais dois remédios à base da planta

Com os novos produtos, já são sete medicamentos de Cannabis disponíveis no Brasil para vendas sob prescrição médica

Medicamento à base de Cannabis – Freepik/jcomp

Muito se tem falado sobre o uso medicinal da Cannabis para auxiliar no tratamento de diversas doenças, desde distúrbios como ansiedade até epilepsia. Aos poucos os avanços são sentidos, como a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 04 de setembro de 2021, de mais dois produtos para o Brasil. 

Publicidade

Com isso, o país soma agora sete medicamentos à base de Cannabis. Mas, há uma diferença na composição desses novos remédios em relação aos outros, já que eles possuem substâncias que são extraídas da própria planta, enquanto os outros foram produzidos por meio do canabidiol isolado.

+++ Pesquisa mostra como a Cannabis pode ser benéfica para as funções cerebrais

+++ Cannabis Medicinal pode ser usada para pacientes com doença mental ou até mesmo para tratamento de câncer

“Os extratos vegetais têm composição complexa, podendo conter muitas substâncias ativas, que podem agir por diferentes mecanismos no corpo humano, o que torna ainda mais importante o controle e o monitoramento aplicados a esses produtos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”, disse em nota a agência reguladora, que vem avaliando medicamentos com a Cannabis desde 2019. 

Publicidade

Os novos remédios em gotas são fabricados na Suíça e serão importados pelo Brasil, e sua venda só será permitida sob prescrição médica. Um relatório da Prohibition Partners mostrou que cerca de 23 mil pacientes brasileiros utilizam produtos à base de Cannabis para fins terapêuticos, só em 2020. Ainda, os dados estimam que o número de pacientes atendidos deve ser 11 vezes maior em 2025. 

É importante frisar que nenhum medicamento deve ser ingerido sem prescrição médica. 
 

Publicidade