Corte químico! Confira como ocorre o processo que a atriz Agatha Moreira relatou estar sofrendo por conta do novo visual

O corte químico, devido a procedimentos químicos, como a descoloração, causa muito incômodo e pode afetar a autoestima

Entenda processo de corte químico que Agatha Moreira está passando – Instagram/agathaamoreiraa

Quem tem acompanhado a personagem Giovanna, em Verdades Secretas 2, se apaixonou pelo cabelo platinado de Agatha Moreira, de 29 anos. Apesar do novo visual que fez sucesso na internet, a atriz já disse estar sofrendo com quedas de cabelo, em entrevista ao jornal Extra. O corte químico decorrente de diversos procedimentos é uma situação desagradável e incômoda na vida de qualquer pessoa, que pode afetar até mesmo a autoestima. Por isso, a cientista expert em saúde capilar Jackeline Alecrim explica como ocorre esse processo.

Publicidade

DESCOLORAÇÃO

Primeiramente, é importante entender como a descoloração atua no cabelo. “Para que a descoloração aconteça, as substâncias químicas precisam penetrar a cutícula do cabelo, e atingir uma região muito sensível, chamada córtex”. Conforme a especialista, o córtex é o local onde estão localizados nutrientes e elementos estruturais do fio. “Por ser um procedimento mais agressivo, o cabelo precisa estar com uma estrutura muito forte para conseguir passar por esse processo sem sofrer danos e sem sofrer o corte químico”

Publicidade

CORTE QUÍMICO

A atuação de substâncias ativas do próprio descolorante na fibra prejudica sua estrutura de sustentação. “Isso promove uma elasticidade ou uma instabilidade nessa fibra capilar, e então o corte químico pode acontecer”. Ainda, conforme Jackeline Alecrim, o que ocorre é uma quebra de cabelo. “Justamente porque o descolorante fragiliza a estrutura da fibra capilar, e o fio acaba se rompendo. Muitas vezes pode acontecer de se romper até próximo à raiz”.

+++ Receitas com abacate são realmente boas para os cabelos? Especialista explica sobre o uso de alimentos nos fios; saiba mais  

Publicidade

+++ Amarrar o cabelo com muita força? Saiba como essa prática pode prejudicar os seus fios

FIOS MAIS SUSCETÍVEIS 

Alguns tipos de fios, dependendo de sua textura, saúde ou coloração, estão mais expostos aos danos que o procedimento de descoloração pode causar. A especialista diz que são os mais finos, ressecados, frágeis e escuros – pois o tempo de descoloração será mais longo do que os mais claros. Por isso que o teste de mechas é indispensável para qualquer tipo de cabelo, antes de passar pelo procedimento. Até mesmo pessoas que já realizaram descoloração e não tiveram intercorrências podem ter problemas durante esse processo, caso o fio, naquele momento, não esteja apto”. De acordo com a especialista, essa avaliação deve ser feita um mês antes.

Publicidade

CUIDADOS ANTES DE DESCOLORIR O CABELO

Uma série de cuidados devem ser tomados quando se decide realizar uma descoloração. A cientista expert em saúde capilar fala da necessidade de tratamentos nutritivos, que “vai aumentar a resistência do fio”, hidratação e, em alguns casos, reconstrução, “lembrando que reconstruir o cabelo é doar proteínas, mas devemos tomar cuidado com o excesso de reconstruções”, isso porque pode ser causado a rigidez da fibra capilar, além da possibilidade de quebra na descoloração.  

Em relação à higienização do cabelo, ele não deve ser lavado dois dias antes do procedimento. “A nossa oleosidade na região do couro cabeludo protege essa região da ação desses agentes químicos”.

Publicidade