Publicidade

Vacinas previnem doenças e melhoram a qualidade de vida dos idosos; Conheça as 6 mais importantes

As vacinas são importantes em todos os períodos da vida e, para os idosos, existem algumas com maior importância

Vacinas para idosos: Conheça as 6 mais importantes – Freepik

Desde os primeiros dias após o nascimento, nossos pais são convidados a tomarem alguns cuidados para ajudar na imunização do nosso corpo e prevenção de doenças graves em nós. Um recurso para isso, é a vacina!

Publicidade

Ela evita, por exemplo, a rubéola, hepatite, e outras doenças tão temidas. Entretanto, é preciso ressaltar que algumas dessas fórmulas são necessárias nos primeiros dias de vida, como já pontuamos, mas outras são ainda mais importantes na terceira idade!

Os idosos, depois de tanto que já viveram e aproveitaram, precisam se preocupar mais com a saúde e há vacinas especiais para isso! Elas previnem doenças infecciosas e melhoram a qualidade de vida.

“As vacinas podem ser ‘vivas’ ou ‘inativadas’. As ‘vivas’ são constituídas de microrganismos atenuados ou mais fracos, por exemplo, as de poliomielite oral, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e febre amarela. Já as vacinas inativadas possuem componentes mortos, como a da gripe”, explica Priscila Frazão, infectologista da unidade de Mogi Mirim da Terça da Serra.

+++ VEJA TAMBÉM:  Agosto é o mês de combate ao colesterol; Veja dicas para diminuí-lo e se manter saudável

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM:  Gostoso e saudável! Estudo comprova benefícios do caju para o cérebro

 

Veja abaixo a lista de vacinas para idosos:

Publicidade

Vacina da gripe

Essa é uma das imunizações mais importantes para os idosos, pois a vacina da gripe pode reduzir em 50% o índice de mortalidade entre os idosos. A gripe é uma das doenças infecciosas que mais preocupam as autoridades sanitárias no mundo.

A vacina não desenvolve gripe como muitos pensam. Como temos muitos tipos de vírus em circulação, as pessoas quando tomam a vacina já tiveram contato prévio com algum desses vírus e pensam que, após tomar a vacina, contraíram a doença. Isso é um pensamento equivocado”, detalha Priscila.

Publicidade

Tríplice viral

A vacina tríplice viral protege três doenças: sarampo, caxumba e rubéola. Elas têm alto índice de contágio e são transmitidas por vias respiratórias.

Vacina da febre amarela

Publicidade

A imunização da febre amarela deve ser realizada dez dias antes do idoso viajar para uma área de risco. A febre amarela pode causar um quadro de queda de pressão, sangramento e icterícia (caracterizada pela cor amarelada da pele e da parte branca dos olhos). Com duração de dez dias, a doença também tem perfil infeccioso. Mas, atenção: antes de tomar a vacina, visite o seu médico para verificar se você pode passar pela imunização.

Hepatite B

A Hepatite B em algumas pessoas pode ser assintomática e ataca o fígado. No caso dos idosos, existe a possibilidade de evolução para um quadro mais grave.

Preventiva de Pneumococos

Essa é uma das vacinas para idosos que previne contra a pneumonia causada pelas principais cepas da bactéria pneumococo. Em pessoa acima de 60 anos, a doenças é três vezes mais frequente e o índice de mortalidade é maior, por isso, é necessário tomar a vacina.

Difteria e tétano

Idosos que não foram imunizados na infância por conta da falta de campanhas de vacinação precisam estar imunes. Estas doenças podem fazer parte da terceira idade em decorrência de ferimentos domésticos. O idoso que nunca tomou ou desconhece a quantidade de doses precisa receber a vacina três vezes com intervalo mínimo de 30 dias entre cada dose. Depois é necessário tomar o reforço a cada dez anos.

 

*Por Isis Fonseca | Fonte Priscila Frazão, infectologista e proprietária da unidade de Mogi Mirim da Terça da Serra | Adaptação: Yasmin Salem