‘Segurança, tranquilidade e sem se expor tanto’, educadora física comenta as vantagens do treino em casa na pandemia

A educadora física Carol Borba ajuda a motivar quem ainda não começou a se exercitar mostrando o quanto é fácil treinar dentro de casa

Educadora física Carol Borba fala sobre treinos em casa durante pandemia: “Mais segurança, mais tranquilidade e sem se expor tanto” – Pexels/ Klaus Nielsen

Durante a pandemia do coronavírus as pessoas tiveram que adaptar a forma de praticar atividades físicas. Sendo assim, virou comum fazer exercícios em casa para movimentar o corpo e evitar não só o sedentarismo, mas também deixar a saúde mental em dia.

Publicidade

Pensando nisso, a instrutora física e influenciadora, Carol Borba, trouxe as principais diferenças entre os treinos em casa e na academia, além de motivar quem ainda não começou a se exercitar mostrando o quanto é fácil treinar dentro de casa. “A principal diferença entre se exercitar em casa e fora de casa eu acredito que seja a praticidade, porque a gente não precisa ficar se arrumando, se preocupando com roupa e nem com horário”, explica.

Outro ponto importante que Carol esclarece é o fato de que hoje em dia para ir para a academia  é necessário o uso da máscara e isso gera um certo desconforto. “Usar máscaras para treinar é bem ruim, parece que falta ar, que a gente fica mais cansado e em casa a gente tem essa liberdade e também a questão de segurança envolvida. A gente treina com mais segurança, mais tranquilidade e sem se expor tanto”, comenta.

+++ Esporte coletivo melhora pressão arterial e função vascular em mulheres na pós-menopausa, diz estudo

Porém a treinadora dos mais famosos treinos online do Brasil garante que dá para ter o mesmo efeito de academia ao treinar em casa, a não ser que você busque hipertrofia muscular. “Quando a gente busca a hipertrofia muscular, a gente precisa usar sobrecarga, então acaba precisando de peso ou de alguma máquina… Não necessariamente máquina, mas sobrecarga”, diz Carol.

Publicidade

“Se você busca tonificar a musculatura, emagrecimento, saúde, qualidade de vida, diminuir celulites, gordurinhas localizadas, treinar em casa dá o mesmo resultado”, complementa a profissional que ainda acredita que treinar em casa traz mais resultados do que treinar na academia, pois as pessoas costumam se exercitar com uma constância maior por causa da praticidade. “Ninguém consegue nenhum tipo de resultado se não tem constância na prática. Então não adianta a gente treinar um dia, pular quatro, treinar mais um, pular três. A gente tem que treinar pelo menos umas quatro vezes na semana para que a gente consiga enxergar os benefícios estéticos”, conta.

A influenciadora do mundo fitness aponta ainda os melhores acessórios que ajudam nos exercícios em casa. Itens como cordas, elásticos, tapetes, colchonetes e bolas são ótimas opções para potencializar os efeitos das atividades físicas e trazer um resultado mais rápido. “Desde uma corda, que dá para você fazer um aeróbico; bola, que dá para fazer um abdominal ou fazer exercício de perna e braço; os elásticos também são uma ótima pedida”, revela.

No entanto, não é só com equipamentos que você consegue se exercitar em casa, não! Carol Borba explica também como improvisar com o que tem ao seu alcance. “Dá para improvisar usando pesinhos com coisas que a gente tem na nossa lavanderia, por exemplo, uma garrafinha de amaciante, um galão de água ou uma garrafinha de desinfetante”, esclarece. Para ela, é muito melhor você fazer algo que consegue reproduzir do que comprar vários aparelhos domésticos como esteiras ou bicicletas ergométricas e deixá-los parado em um canto.

Publicidade

+++ Como e por quê perder gordura ao invés de massa magra? Especialista responde essa e outras questões

Quando o aparelho chega, a gente está na empolgação e acaba usando bastante, mas logo depois começa a virar cabideiro. Então, corda, tapete, elástico, bola… São equipamentos que são simples de guardar e que não vão ocupar espaço, eu acho que são as melhores pedidas”, afirma. Se a pessoa estiver disposta a investir em equipamentos para treinar, que sejam esses mais simples e mais baratos, consequentemente.

O importante é ter em mente que sempre dá para improvisar. “A gente consegue improvisar usando um cabo de vassoura pra fazer um alongamento, para melhorar a postura num agachamento. O tapetinho é muito legal ter, porque quase tudo a gente usa e encosta as costas no chão, ou encosta a barriga, mas se não tiver, dá pra colocar uma toalha, tem muitas alternativas”, garante.

Publicidade

Para Carol, o indispensável é começar, independente com o que tem em casa ou não. “Conforme a gente vai vendo os resultados aparecendo no nosso corpo, a gente vai se empolgando e se motivando cada vez mais. E quando vem a motivação, a gente quer evoluir e aí sim quer investir em outros acessórios”, revela a influenciadora.