O poder do aeróbico! Estudo mostra como a prática desses exercícios afeta os resultados da musculação

Uma pesquisa sobre a combinação do aeróbico e anaeróbico foi realizada por meio de pedaladas intensas

Viva Saúde Publicado sábado 6 novembro, 2021

Uma pesquisa sobre a combinação do aeróbico e anaeróbico foi realizada por meio de pedaladas intensas
Combinação de exercício aeróbico com musculação - Freepik/ArthurHidden

Fazer uma caminhada ou pular uma corda podem ser mesclados com a musculação. E além de tornar esse momento ativo mais prazeroso, há benefícios se as atividades aeróbicas forem realizadas antes da malhação. É o que aponta um artigo divulgado na revista Scientific Reports, que mostra como essa combinação pode trazer um maior ganho de massa.

A pesquisa foi feita em Estocolmo, com oito homens ativos, em que eles realizavam pedaladas mais intensas por quatro minutos. Depois dessa sequência com pausas, que durou 20 minutos, os participantes faziam exercícios de musculação. O resultado dessa junção entre aeróbico e anaeróbico foi o aumento nos benefícios da malhação. Vale ressaltar que essa análise foi feita com base no trabalho das pernas.

+++ Níveis de exercícios x condicionamento físico. Estudo mostra como funciona essa relação

+++ Alimentação pré-treino não é para todos e exige atenção redobrada

A relação entre esses dois gêneros tem sido muito analisada. Um estudo publicado no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity mostrou que essa prática pode reduzir os riscos de morte por câncer em 28%. No vídeo “Como exercícios físicos agem no coração | Drauzio Comenta #49”, em seu canal do YouTube, Drauzio Varella explica que o exercício aeróbico é muito positivo para o organismo. “Porque ele fortalece os músculos, que não só ficam mais fortes, como, para ter esse crescimento da fibra muscular, vão precisar de mais sangue, e com isso há uma estimulação da circulação sanguínea”.

Aliás, a caminhada é a atividade mais famosa entre os brasileiros, em que cerca de 36% das pessoas acima de 18 anos praticam por, ao menos, 150 minutos toda semana, conforme a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. 

Confira uma série de treinamento aeróbico em vídeo da educadora física Carol Borba:

Último acesso: 29 Jan 2022 - 11:14:56 (3504).