Publicidade
Aumento de casos de diabetes – Pexels/PhotoMIX Company

O quadro de diabete no mundo teve uma piora significativa do ano de 1980 até 2014. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com a doença foi de 108 milhões para 422 milhões nesse período. Mas esse cenário parece estar um pouco distante de mudar, já que houve uma alta no número de casos de diabetes em 2021. 

Publicidade

Conforme dados divulgados no Atlas Diabetes 2021, da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), 537 adultos de 20 a 79 anos sofrem com a doença que pode levar a problemas cardiovasculares, renais e visuais, caso não seja tratada corretamente. “Tem muita gente com diabetes, mas nem imagina”, comenta Drauzio Varella em vídeo no seu canal do YouTube. “Algumas pessoas podem ter a doença de forma quase silenciosa, por anos, e descobrir de forma acidental através de exames de sangue solicitados por qualquer motivo”.

+++ Obesidade vs articulações! O aumento de peso pode causar sobrecarga e desgaste nessas regiões

+++ Avanço da idade! Os problemas na visão com o passar do tempo podem estar associados ao risco de demência, segundo estudo   

Um dos pontos do relatório da IDF aponta, justamente, que aproximadamente 240 milhões de pessoas não sabem que têm a doença, e 81% delas vivem em países de baixa renda. “O excesso de açúcar no sangue lesa órgãos e, principalmente, as artérias”. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o quarto país com o maior índice de diabéticos do mundo. O levantamento do Atlas apontou um aumento de 16% de casos de diabetes em 2021, em relação ao ano de 2019. Ainda, é estimado que até 2030 o mundo tenha 643 casos. 

Publicidade

SINTOMAS

De acordo com Drauzio Varella, os sintomas mais comuns na fase inicial da doença são: 

  • Excesso de sede;
  • Excesso de urina;
  • Perda de peso;
  • Cansaço sem causa aparente.

Confira mais no vídeo abaixo:

Publicidade