Publicidade

Muito cuidado! Saiba quais exercícios, se feitos errado, podem prejudicar sua coluna

Ortopedista destaca principais cuidados que devemos ter durante a prática de alguns exercícios físicos para não prejudicarmos nossa coluna

Ortopedista destaca principais cuidados que devemos ter durante a prática de alguns exercícios físicos para não prejudicarmos nossa coluna
Saiba quais exercícios, se feitos errado, podem prejudicar sua coluna – Pexels/Yan Krukov

Apesar de serem muito benéficas para saúde, os exercícios físicos, se feitas de maneira errada, podem prejudicar ainda mais nosso corpo e, principalmente, nossa coluna. Por isso, deve-se sempre atentar para uma prática com orientação profissional, evitando qualquer risco mais severo para uma das partes mais importantes de nosso corpo.

Publicidade

“Alguns movimentos são mais arriscados quando se trata da coluna, especialmente para quem está começando agora e não conta com a ajuda de um professor”, é o que destaca o Dr. Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein.

O especialista, então, explica alguns desses exercícios que devemos nos atentar, ainda mais, para nossa coluna: corrida, crossfit e musculação, principalmente.

Médico explica como tomarmos cuidado com a coluna durante exercícios físicos

“A corrida, por provocar muito impacto, deve-se dar passadas com a postura correta, em terreno plano e fazer fortalecimento muscular ajuda muito”, relata. “Já  crossfit também precisa de muito cuidado, pois exige muito do corpo e envolve pesos muito altos”.

No caso da musculação, ele explica: “como são movimentos que envolvem hiperextensão das costas, quando o tronco é flexionado bem para trás, e também no movimento inverso, nos quais as costas são arqueadas muito para frente, como o agachamento livre com barra, e rotação, como no abdominal oblíquo, também precisam de um cuidado redobrado”.

Publicidade

No entanto, ninguém ficar parado por essas razões. Segundo o Dr. Luciano, portanto, a fórmula ideal na hora de fazer exercícios é unir orientação adequada, atenção durante a movimentação e evolução gradativa do uso de peso, da frequência e da intensidade.

Por fim, o profissional destaca: “quem já tem algum problema na coluna só deve começar após ter o aval do seu médico”.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade