A infância é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento cognitivo e a qualidade das experiências. Por isso, os serviços e atividades sociais oferecidos as crianças são fundamentais para o desenvolvimento integral até a fase adulta. Ou seja, tudo que a criança vivenciar nesse momento levará para a vida.
É o que explica o especialista em psicopedagogia, psicomotricidade e neuropsicologia aplicada à neurologia Infantil, Junior Cadima. Ele, além disso, enfatiza conquistas motoras, cognitivas, emocionais e sociais que também acontecem nesse período.
O profissional, no entanto, atenta que crianças mais velhas apresentam outras necessidades, até porque há uma mudança de fase escolar e isso interfere muito. Ela precisará de mais autonomia, organização e planejamento para lidar com as demandas e mesmo com as relações sociais.
Especialista fala quais atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento das crianças
“As brincadeiras despertam prazer, motivação, bem-estar, felicidade e tudo isso auxilia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças”, ele revela.
Em seguida, Junior indica: “Se a família tiver a possibilidade de explorar meios externos e ambientes abertos, como parques e praças, é uma excelente opção. Nesses locais é possível a criança correr, jogar bola, fazer um piquenique, brincar com avião de papel, bolinha de sabão e soltar pipa”.
Mas caso brincar fora de casa não seja possível, o especialista orienta que há sempre a possibilidade de inovar! Podendo brincar de massinha, tendo um momento de leitura em família, blocos de montar, brincadeiras com materiais recicláveis, como rolo de papel higiênico e tampinhas de garrafa pet.
“Cantar músicas fazendo gestos auxilia no desenvolvimento da fala e na expressão corporal. Jogos de quebra-cabeça ajudam, por exemplo, no raciocínio, na memória, na percepção visual, entre outras habilidades”, por fim, lista.
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Sobre a fonte
Junior Cadima é professor de graduação e cursos de pós- graduação, e atua com a formação de professores da Educação Infantil. Seu maior objetivo é ajudar profissionais, pais e responsáveis a usarem brincadeiras lúdicas e divertidas para potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP) na linha de pesquisa em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Especialista em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil pela escola de extensão da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Especialista em Psicomotricidade, Neurociência aplicada à Educação e Psicopedagogia pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE).