culinaria   / Sementes de melancia

Você sabia? As sementes da melancia são fontes de proteína vegetal; veja como preparar algumas receitas

Ricas em minerais, as sementes da fruta podem ser incluídas na alimentação de uma simples e fácil

Viva Saúde Publicado terça 31 agosto, 2021

Ricas em minerais, as sementes da fruta podem ser incluídas na alimentação de uma simples e fácil
Usos com as sementes de melancia - Pixabay/MatteoSunbreeze

Você talvez já deve ter ouvido de algum familiar que se ingerisse uma semente de melancia, nasceria um pé da fruta dentro de sua barriga. Mas essa ideia não passa de um mito. No artigo "Por que é um erro tirar as sementes da melancia", publicado no El País, a nutricionista Cristina Lafuente Gómez fala como o interior dessas sementes são repletas de nutrientes, como o zinco e o magnésio, e que o seu consumo - de forma equilibrada - "é uma boa maneira de aumentar as proteínas vegetais em nossa dieta"

Chá de semente de melancia
A semente da fruta é uma boa pedida para realizar um chá simples e fácil de fazer. Ainda, a bebida é um excelente diurético e auxilia no funcionamento da pressão arterial. 

Basta ter duas colheres de chá da semente desidratada - o ideal é de um dia para outro - e meio litro de água. Em seguida, adicione-as em água fervente e, ao atingir o ponto de fervura, deixe o chá ficar morno para coar e a bebida ficar pronta sem as sementes. É importante que ele seja consumido fresco, no mesmo dia de seu preparo. 

+++ Não sabe o que fazer com a casca da banana? Confira 3 motivos para usá-la na pele

+++ Geleia de morango SUPER deliciosa e SAUDÁVEL

Sementes tostadas
Uma ótima opção de aperitivo e para ser adicionada em saladas e iogurtes. Com esses usos variados, as sementes tostadas também são feitas facilmente. Misture-as com uma pequena quantidade de sal e azeite e depois acrescente-as em uma forma, levando ao forno - de 180 a 200ºC - por cerca de 15 minutos ou até você perceber que elas estão crocantes. Se você quiser, pode adicionar gotas de limão para finalizar. 

Antes de realizar um desses processos, é importante ressaltar que as sementes devem ser separadas antes de se comer a fruta. Depois, é só lavá-las para limpar bem do doce da polpa da melancia. 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 11:09:04 (3214).