Quarta dose para idosos está prevista para abril, em São Paulo
Quarta dose em idosos, no estado de São Paulo, irá seguir ordem de faixa etária
Quarta dose em idosos, no estado de São Paulo, irá seguir ordem de faixa etária
A quarta dose da vacina contra Covid-19 é algo que vem sendo muito discutido no Brasil. Segundo dados do Poder360, mais da metade dos estados estão na mesma linhagem do Ministério da Saúde, que recomenda a aplicação da quarta dose apenas em pessoas imunossuprimidas. Já o Mato do Grosso do Sul está vacinando idosos e profissionais da saúde com essa outra etapa da imunização, e o estado de São Paulo irá seguir o mesmo esquema para pessoas com mais de 60 anos.
Nesta quarta-feira, 16, o estado paulista anunciou que a população idosa irá receber a quarta dose em abril. De acordo com o coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, o comitê científico analisou a aplicação da quarta etapa do imunizante como uma ação importante por conta do sistema imunológico desse grupo.
“Eles passam por um processo em que há redução de sua capacidade imunológica. Há uma redução no tempo em que essas pessoas que são vacinadas ainda apresentam imunidade”, disse Gabbardo.
Conforme levantamento do Poder360, Bahia e Rio Grande do Norte são outros estados do país que consideram a aplicação da quarta dose. Mas, para isso, é preciso estar com a terceira etapa em dia. Em São Paulo, são mais de 2 milhões de pessoas que ainda não tomaram a segunda ou a terceira.
+++ Durante feriado de carnaval, Rio de Janeiro exigirá dose de reforço de pessoas acima de 50 anos
+++ Pfizer envia pedido à Anvisa para uso de medicamento contra Covid-19 no Brasil
João Gabbardo explicou que a aplicação da quarta dose em pessoas da terceira idade irá seguir uma ordem com base na faixa etária. A imunização irá começar com idosos com mais de 90 anos e, assim, as idades aptas para receberem a vacina irão diminuir até chegar nos 60 anos.