Publicidade

Pulseira consegue identificar covid-19 dias antes dos primeiros sintomas

Uma nova pulseira tecnológica garante detectar sintomas da covid-19 até dois dias antes dos primeiro sintomas começarem a surgir; entenda como funciona

Uma nova pulseira tecnológica garante detectar sintomas da covid-19 até dois dias antes dos primeiro sintomas começarem a surgir; entenda como funciona
Pulseira consegue identificar covid-19 dias antes dos primeiros sintomas – Pexels / Ketut Subiyanto

Desenvolvida através de uma pesquisa publicada na revista científica BMJ Open, uma nova pulseira inteligente conseguirá identificar a covid-19, dias antes dos primeiros sintomas surgirem.

Publicidade

Segundo os pesquisadores responsáveis, de primeiro momento, a pulseira rastrearia o período fértil das mulheres. Porém, eles acabaram descobrindo que ela é capaz de identificar os primeiros indícios do vírus.

A tecnologia usa, portanto, um sensor combinado com uma inteligência artificial, conseguindo captar os sinais vitais e outros cinco fatores fisiológicos. Assim, ela é capaz de ver quedas significativas provocadas pelo vírus da covid-19, antes que surjam os sintomas: “Nossa pesquisa mostra como esses dispositivos podem ultrapassar os limites da medicina personalizada e detectar doenças antes da ocorrência de sintomas, reduzindo potencialmente a transmissão de vírus nas comunidades”, conta a pesquisa.

Pulseira capaz de detectar covid-19 testou mais de mil casos

O estudo analisou mais de mil casos positivos para a covid, em 2020. Desde então, eles conseguiram rastrear os sinais vitais e fatores fisiológicos dos infectados. Assim, programaram a inteligência artificial da ‘Ava’ para realizar o mesmo.

Apesar de todo o sucesso, a pulseira ainda apresenta algumas limitações. Por exemplo, por agora, ela só funciona durante o sono, coletando dados a cada 10 segundos. Mesmo assim, ela necessita de 4 horas ininterruptas da pessoa dormindo para analisar todos os sinais recebidos. Assim que acordar, a pessoa recebe as informações em seu celular.

Publicidade