Testeira
  covid-19   / Bem-estar na pandemia

Guia completo de cuidados pessoais para você desestressar durante a pandemia

Time de especialistas dá dicas para você cuidar do rosto, corpo, cabelos e boca e, ainda, se acalmar durante esse período extremamente estressante.

Isabel Piatti, Dra. Beatriz Lassance, Dr. Maurizio Pupo, Dra. Roberta Padovan, Dra. Letícia Bortolini, Dra. Paola Pomerantzeff, Dr. Abdo Salomão Jr, Dr. Daniel Cassiano, Dr. Hugo Lewgoy Publicado sexta 14 maio, 2021

Time de especialistas dá dicas para você cuidar do rosto, corpo, cabelos e boca e, ainda, se acalmar durante esse período extremamente estressante.
Veja as dicas dadas por especialistas para viver bem durante a pandemia - Pexels

São Paulo – Apesar das campanhas de vacinação contra a COVID-19 estarem a todo vapor, o índice de mortes e novas infecções confirmadas por Coronavírus no Brasil não para de aumentar, o que pode causar grande ansiedade e estresse na maioria das pessoas. Por isso, é importante investirmos em hábitos que vão ajudar a manter a nossa cabeça no lugar. E uma ótima maneira de fazer isso é através da adoção de uma rotina diária de cuidados, o que ajuda a desestressar, melhorar o bem-estar e a saúde mental e, de quebra, manter nossa aparência em dia. E não é preciso ir longe para começar a se cuidar.

“O simples ato de nos tocar durante a rotina diária de cuidados já é extremamente benéfico, visto que reduz o cortisol, hormônio ligado ao estresse, e ajuda a estimular a parte do sistema nervoso que acalma o corpo e a mente”, explica Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita. Mas, caso você não sabia por onde começar a se cuidar, fique tranquilo! Reunimos um time de especialistas para dar uma série de dicas sobre como realizar uma rotina diária de beleza durante a pandemia:

+++ Covid-19: homens barbudos devem redobrar cuidados com pelos faciais para evitar contágio

Rosto

Cuidar da pele do rosto é uma boa maneira não só de desestressar, mas também de prevenir o surgimento de sinais de envelhecimento. “A principal causa do aparecimento das rugas, linhas de expressão e flacidez é a qualidade da pele. Uma pele mais espessa tende a demorar mais para apresentar rugas, assim como peles mais secas têm maior tendência às alterações. Além disso, fatores como exposição solar, poluição e hidratação também influenciam no envelhecimento da pele. Por isso, é importante investir em cuidados diários”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery). E, para os iniciantes na rotina de beleza, o método de skincare conhecido como skip-care é um bom caminho, já que consiste na utilização de apenas três produtos que vão manter sua pele bem cuidada: um sabonete de limpeza, um hidratante e um filtro solar (usados nessa ordem).

Mas, para a higienização da face, não adianta utilizar o mesmo sabonete que você usa no corpo, já que esses produtos podem ser excessivamente abrasivos e prejudicar o pH e a barreira de proteção da pele. “A limpeza da pele requer um delicado equilíbrio entre alcançar uma excelente higiene ao mesmo tempo em que a barreira protetora do estrato córneo é mantida. Quanto mais abrasivo for o produto de limpeza, mais ele vai retirar a sujidade e a barreira protetora do estrato córneo, fazendo com que a pele fique desidratada”, afirma o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

O ideal é optar por produtos que contenham uma fórmula suave e livre de substâncias como álcool, sabão, detergentes e fragrâncias, como é o caso do Sabonete Poros Hidratante, da Be Belle. Vale ainda complementar a higienização através do uso semanal de um esfoliante, como o Esfoliante Tribeca, da B.URB. “A esfoliação da pele é capaz de estimular a renovação celular, desobstruir os poros e remover as células mortas e impurezas, além de melhorar a permeação de ativos que serão aplicados em seguida”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

+++ Ao esconder inchaço, uso de máscaras faz crescer cirurgias no nariz e queixo, que melhoram harmonia

Com relação à hidratação, o ideal é apostar em produtos específicos para o seu tipo de pele. Por exemplo, peles oleosas e mistas devem apostar em veículos mais fluídos, como os séruns. “Isso porque, devido a sua textura leve e fluida, o sérum não deixa a pele com aspecto brilhante ou pegajosa”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Peles mais secas, por sua vez, devem apostar em veículos mais pesados, como cremes e loções. “O ideal é buscar produtos cujos veículos sejam à base de Fosfolipídeos, que formam uma segunda pele, protegendo de forma mais efetiva ao diminuir a perda de água por evaporação”, completa a Dra Paola. Entre produtos para a pele oleosa, uma excelente opção é o Depore MD, da Ada Tina Italy, enquanto quem possui a pele seca pode apostar no Skin Reveal Cream, da Buona Vita.

O fotoprotetor, por sua vez, deve finalizar a rotina skincare. “O ideal é que o filtro solar contenha proteção eficiente contra as radiações UVA e UVB, além de também proteger da luz visível e do calor. Ou seja, o produto precisa fornecer uma proteção de amplo espectro”, recomenda a Dra. Letícia Bortolini, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, deve ser reaplicado diversas vezes ao longo do dia para manter sua eficácia. Para os iniciantes que não possuem o hábito de reaplicar o produto, é interessante apostar nos fotoprotetores que contam com a tecnologia Solent®, que pode ser encontrada nos produtos da Ada Tina Italy. “A tecnologia Solent® utiliza, no lugar da Avobenzona (ativo bastante usado em fotoprotetores que facilmente se degradada quando exposto ao sol), uma série de ingredientes seguros e extremamente estáveis combinados de forma balanceada e sinérgica, sendo assim capaz de oferecer uma barreira protetora que confere alta absorção solar por 12 horas mesmo sob o sol forte, não havendo necessidade de reaplicar o protetor solar durante esse período”, destaca o Dr. Maurizio Pupo.

Homens

A pele masculina também precisa de cuidados, que seguem as mesmas etapas já citadas, mas adaptadas para atender às necessidades da pele masculina, que tende a ser mais espessa e oleosa, devendo então ser hidratada com veículos mais aquosos, como o HydraGel da Buona Vita, e protegida com fotoprotetores oil free, como o Hidra Milk Sun, também da Buona Vita. Além disso, é fundamental também que os homens cuidem das barbas. “Principalmente agora com a pandemia do Coronavírus, a higienização diária da barba é indispensável. Mas, além disso, é necessário ter outros cuidados com os fios, como a hidratação, para que não fiquem ressecados”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas é fundamental utilizar produtos específicos para o cuidado da barba. Para a higienização, por exemplo, pode-se apostar no Shampoo para barba Downtown, da B.URB, enquanto para a hidratação é interessante investir nos óleos, como o Óleo para barba Venice, também da B.URB.

+++ Probiótico pode atuar como imunomodulador com efeito benéfico no tratamento da Covid-19, diz estudo

Corpo

Além do rosto, a pele do corpo também necessita de cuidados. “O processo de envelhecimento afeta todo o organismo e, assim como o rosto, a pele do corpo também sofre com as agressões do dia a dia, como a poluição e a exposição ao sol, que favorecem o ressecamento da pele e o aparecimento de sinais da idade, como a flacidez e manchas. Por isso, a pele corporal também deve receber atenção na hora da rotina skincare”, ressalta o Dr. Maurizio. Mas esses cuidados devem ser específicos para essa região devido as suas características próprias. “A pele do corpo possui menos glândulas sebáceas que a pele da face, sendo assim naturalmente mais seca. Por esse motivo, recomenda-se higienizá-la diariamente com sabonetes neutros e hidratá-la com cosméticos formulados com ativos de alta propriedade emoliente e protetora, como ureia, ácido lático e nutri-ômega 3, 6, 7 e 9”, afirma o Dr. Abdo Salomão. Uma excelente opção para cuidar da pele do corpo, por exemplo, é o Nutribalm Lipid Replenish, da Ada Tina Italy, que foi especialmente desenvolvido para a hidratação dessa região.

Cabelos

E não é só a pele que necessita de atenção. Os cabelos também merecem cuidados, que consistem principalmente na higienização dos fios. “O couro cabeludo produz oleosidade diariamente. Quando a higienização não é feita, o excesso de óleo pode se acumular no couro cabeludo, favorecendo a proliferação de fungos. Por isso, recomenda-se que a higienização seja feita a cada dois ou três dias, salvo nos casos de quem tem fios oleosos, trabalha em contato com poluentes ou pratica atividade física constante. Nesses casos, os fios devem ser lavados diariamente utilizando produtos de boa qualidade e intercalando fórmulas mais neutras com compostos à base de extratos vegetais”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Além disso, pessoas de cabelos longos, também devem fazer uso de bons condicionadores, reparadores de pontas e loção do tipo leave on para evitar agressão e desidratação do fio”, aconselha o médico. Existem diversos produtos disponíveis no mercado formulados especificamente para o cuidado dos fios, como é o caso do Shampoo Westwood e o Condicionador Hackney, desenvolvidos pela B.URB.

Saúde oral

Por fim, mas não menos importante, é preciso investir nos cuidados que promovam a manutenção da saúde oral. Essa informação, para muitos, pode ser sinônimo de escovação, o que deve ser feito com escovas com uma enorme quantidade de cerdas ultramacias, como a Escova CS 5460 Ultra Soft da Curaprox, e pastas com baixa abrasividade, como o Creme Dental Enzycal 950, também da Curaprox. Entretanto, para garantir a remoção completa dos detritos alimentares e da placa bacteriana, apenas a escova de dentes e a pasta não são suficientes. “Dor de dente, halitose, infecções nos dentes e gengivas. Todos estes problemas estão diretamente relacionados com a falta de higiene oral. Por isso, apenas a utilização de escovas dentais normais, com poucas cerdas de baixa qualidade, não é o suficiente. Na verdade, a falta de escovação da região localizada entre os dentes e da língua é a principal responsável pelo surgimento de cáries, pela doença gengival e pelo mau hálito”, afirma o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.

+++ Microbiota intestinal deficiente afeta negativamente prognóstico de Covid-19, diz novo estudo

Então, para manter uma saúde bucal adequada, você deve potencializar sua rotina de escovação com uma escova interdental, como a CPS Prime, da Curaprox. "As escovas interdentais devem ser utilizadas pelo menos uma vez por dia, preferencialmente à noite, antes de se deitar. Em conjunto com a escovação, as escovas interdentais garantem dentes e gengivas saudáveis por toda vida, já que conseguem alcançar os espaços entre os dentes que são inacessíveis para as escovas de dentes convencionais", enfatiza o cirurgião-dentista. Além dos dentes, a língua também deve ser higienizada, o que pode ser feito com a TUNG Brush e o TUNG Gel, da EHM, que previnem e controlam o mau hálito graças a um efeito sinérgico em que a ação mecânica das cerdas da escova somada às substâncias ativas do gel inibe a formação de gases de odor desagradável. “A higiene oral deficiente da língua é a principal causa do mau hálito, pois leva à formação de saburra, um material viscoso e esbranquiçado ou amarelado, que adere ao dorso da língua. A saburra equivale a uma placa bacteriana lingual, em que os principais microrganismos presentes atuam sobre a descamação natural da mucosa bucal e sobre proteínas da própria saliva, gerando componentes de cheiro desagradável”, completa o Dr. Hugo Lewgoy.

FONTES:

*ISABEL LUIZA PIATTI: Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, embaixadora do CIA - Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

*DR. MAURIZIO PUPO: Farmacêutico, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. Professor e Palestrante, Maurizio é Especialista em formulações cosméticas avançadas e autor de vários livros na área cosmética, incluindo o livro “Tratado de Fotoproteção”, lançado em 2012 e considerado um dos livros mais completos sobre proteção solar da América Latina e do mundo.

*DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. www.robertapadovan.com.br

*DRA. LETÍCIA BORTOLINI: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. À frente da clínica Enlapy, em Cuiabá, a médica é formada em Medicina pela Universidade de Cuiabá, com especialização em Dermatologia pela Fundação Souza Marques (São Paulo/SP) e em Clínica Médica pelo Hospital Guilherme Álvaro (Santos/SP).

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DR. DANIEL CASSIANO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cofundador da clínica GRU Saúde, o Dr. Daniel Cassiano é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutorando em medicina translacional também pela UNIFESP. Professor de Dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo, o Dr. Daniel possui amplo conhecimento científico, atuando nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica.

*HUGO ROBERTO LEWGOY: Especialista, Mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; Professor Colaborador do Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN) e do Mestrado Profissional em Biomateriais em Odontologia da Universidade Anhanguera (UNIAN); Pós-graduado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Instrutor da filosofia individually Training Oral Prophylaxis (iTOP); Pós-graduado em Implantodontia pela Miami University e University of Berna; Membro do International Team of Implantology (ITI); Consultor Científico da Curaden Swiss.

Último acesso: 13 Jun 2021 - 14:15:14 (2363).