Testeira
  covid-19   / Higiene na pandemia

Covid-19: homens barbudos devem redobrar cuidados com pelos faciais para evitar contágio

Barbas e bigodes são ambientes propícios para a proliferação e sobrevivência do vírus causador do Covid-19, além de impedirem a vedação adequada das máscaras de proteção.

Dra. Paola Pomerantzeff e Dr. Abdo Salomão Jr Publicado quarta 12 maio, 2021

Barbas e bigodes são ambientes propícios para a proliferação e sobrevivência do vírus causador do Covid-19, além de impedirem a vedação adequada das máscaras de proteção.
Segundo especialistas, cuidados com a higiene da barba é fundamental em tempos de pandemia - Pixabay

São Paulo – Todos sabemos que usar máscara de proteção é fundamental para evitar a disseminação do vírus causador da doença Covid-19. De acordo com a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os estudos mostraram que algumas pessoas são assintomáticas, ou seja, portam e transmitem o vírus causador do Covid-19, mas não apresentam seus sintomas. “Além disso, descobriu-se que as micropartículas do coronavírus podem permanecer no ar por mais tempo do que se pensava”, afirma. Dessa forma, o uso das máscaras para sair de casa tornou-se indispensável.

Porém, alguns cuidados com esses equipamentos são necessários, principalmente por parte daqueles que possuem barba. “A barba e o bigode podem ‘abrigar’ o vírus caso a pessoa esteja contaminada e espirre ou tussa, eliminando gotículas. Ou então a pessoa não infectada pode estar com as mãos não higienizadas e tocar a própria barba, facilitando a transmissão do vírus”, explica a médica. Além disso, os pelos faciais podem impedir a vedação adequada da máscara.

+++ Ao esconder inchaço, uso de máscaras faz crescer cirurgias no nariz e queixo, que melhoram harmonia

Ainda não existe uma recomendação dos órgãos sanitários para que homens retirem a barba como medida de segurança para reduzir o contágio do novo coronavírus, pois, no momento, não existe um consenso da comunidade científica sobre o assunto. “Então, devemos manter em mente que as medidas mais importantes para evitar o contágio continuam sendo manter distância mínima de 1 metro entre as pessoas, evitar abraços, beijos e aperto de mãos, lavar as mãos com sabonete e água ou álcool gel, permanecer isolado e, se houver a necessidade de sair de casa, utilizar máscara de proteção”, destaca o Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Isso não quer dizer, porém, que você não possa tomar alguns cuidados extras com relação à barba para evitar o contágio pelo Coronavírus. “Caso você queria continuar com a barba, é fundamental tomar alguns cuidados, como não tocar os pelos faciais, apará-los com frequência, mantê-los curtos e higienizar muito bem a região todos os dias”, recomenda a Dra. Paola Pomerantzeff.

A higienização da barba pode ser realizada com produtos específicos para o tratamento dos pelos faciais, como o Shampoo para barba Brentwood, da B.URB, que promove uma limpeza profunda dos fios e da pele da região, desobstruindo os poros, estimulando a circulação sanguínea e auxiliando no crescimento saudável da barba. E para cuidar dos fios, que podem ficar ‘abafados’ com o uso da máscara, lembre-se de hidrata-los: com produtos como o Óleo para barba Venice, da B.URB, que hidrata, revitaliza e amacia os fios instantaneamente, deixando a barba leve, com fios soltos e brilhantes.

+++ Probiótico pode atuar como imunomodulador com efeito benéfico no tratamento da Covid-19, diz estudo

Por fim, a Dra. Paola ressalta que as máscaras de tecido podem ser reutilizadas, basta lavá-las com água quente e sabão após o uso.

FONTES

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

Último acesso: 13 Jun 2021 - 15:10:56 (2339).