Publicidade

CoronaVac é liberada para crianças a partir de 3 anos

Anvisa fez análise criteriosa, analisando até mesmo evidências na vida real com dados publicados pela comunidade científica

Anvisa aprova CoronaVac em crianças a partir de 3 anos
Anvisa aprova CoronaVac em crianças a partir de 3 anos – Freepik/Drazen Zigic

A faixa etária de crianças que podem ser vacinadas com a CoronaVac foi ampliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Antes, o imunizante era utilizado apenas no grupo de 6 a 17 anos. Agora, os pequenos entre 3 a 5 anos possuem a CoronaVac como opção para serem imunizados. A decisão foi anunciada na quarta-feira, 13, após um pedido do Instituto Butantan, em março deste ano, para aumentar a idade de crianças para a aplicação do imunizante.

Publicidade

“Os servidores da Anvisa realizaram uma série de reuniões e avaliações de todos os dados disponíveis para verificar a eficácia e segurança da vacina para este novo público”, destacou a agência, em nota. A decisão pela ampliação foi unânime, após uma série de análises criteriosas.

ANVISA ANALISOU PESQUISAS DO CHILE SOBRE USO DE CORONAVAC NA NOVA FAIXA

Como a vacina já é aplicada nessa faixa etária no Chile, a Anvisa avaliou muitas pesquisas do país. Ainda, foram analisadas evidências na vida real com dados publicados pela comunidade científica. “Em sua aprovação a Anvisa não impôs restrição de aplicação para crianças de 3 a 5 anos imunossuprimidas”, destacou o órgão.

A diretora relatora, Meiruze Freitas, ressaltou, em comunicado, que não houve o surgimento de alertas de segurança. “Pela totalidade das evidências, concluo que os benefícios conhecidos e potenciais da vacina CoronaVac superam seus riscos para ampliar a aplicação da vacina em crianças com 3 anos ou mais, declarou.

Publicidade