Como vitamina B12 pode ajudar no tratamento de covid-19 grave?
Estudo da Fiocruz apontou que vitamina é capaz de auxiliar nos processos inflamatórios dos casos graves do vírus
Estudo da Fiocruz apontou que vitamina é capaz de auxiliar nos processos inflamatórios dos casos graves do vírus
A Fundação Oswald Cruz (Friocuz) divulgou na última sexta-feira, 19 de agosto, um estudo que revela que a vitamina B12 pode ajudar no tratamento da covid-19. Segundo a pesquisa, que ainda não passou por revisão de pares, ela auxilia em casos graves da infecção.
O estudo obteve os resultados positivos após análise da amostra sanguínea de pacientes saudáveis e em estados moderados e graves da covid-19. Assim, perceberam uma alteração muito alta nos genes daqueles infectados, mesmo fazendo o tratamento com corticoides.
Foi quando eles introduziram nesses pacientes a vitamina B12 e, prontamente, os níveis dos genes inflamatórios se igualaram àqueles dos saudáveis. Além disso, os que não estavam com covid-19 e também inseriram em sua rotina a vitamina não apresentaram mudanças nos genes.
Apesar do sucesso nos resultados, o estudo ainda está em estado preprint e precisa, como informado anteriormente, da revisão de pares.
Outro ponto destacado é, então, em relação ao uso próprio da vitamina B12 como forma de prevenção ou até mesmo tratamento caseiro. Segundo Roney Coimbra, responsável pelo estudo, tomar a vitamina por conta própria não adianta. Isso porque, como relatado, ela só apresenta resultados na normalização dos processos inflamatórios alterados em casos graves da doença.