Publicidade
Brasil terá primeiro autoteste – Freepik/freepik

Após a desaprovação de diversos autotestes para serem disponibilizados nas farmácias brasileiras, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu a autorização ao primeiro recurso de testagem domiciliar no Brasil, nesta quinta-feira, 17. Trata-se do produto Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, que passou por 16 dias de avaliação pela agência reguladora, além de quatro dias em que a empresa do recurso preciso utilizar para cumprir com exigências da Anvisa.

Publicidade

Com uma amostra de swab nasal não profunda, o resultado do autoteste sai em apenas 15 minutos. Agora que a Anvisa já deu o aval para o uso do recurso, cabe a empresa resolver sua disponibilidade com as farmácias. Ao utilizar o produto, assim que ele puder ser adquirido, é importante que o usuário siga todas as instruções que acompanham o autoteste, compostas por ilustrações sobre o seu passo a passo e com uma linguagem simples. 

+++ Pfizer envia pedido à Anvisa para uso de medicamento contra Covid-19 no Brasil

+++ Durante feriado de carnaval, Rio de Janeiro exigirá dose de reforço de pessoas acima de 50 anos

ANVISA EXPLICA PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA APROVAR AUTOTESTES

A Anvisa declarou que o primeiro autoteste foi aprovado por seguir as exigências técnicas da agência. “Para conceder o registro, a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto ao uso por pessoas leigas, garantindo maior segurança, explicou o órgão, em nota.

Publicidade

Ainda, o produto passou uma avaliação sobre seu funcionamento, tendo o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE) do Ministério da Saúde”.