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Tem muita fome à tarde? Snack crocante de grão-de-bico é saudável e gostoso para a ocasião

Pode ser levado na bolsa e não precisa fritar, já que é assado no forno

VIVA SAÚDE Publicado quinta 23 setembro, 2021

Pode ser levado na bolsa e não precisa fritar, já que é assado no forno
Vai um salgadinho? Confira a receita crocante de snack de grão-de-bico - FREEPIK

Estamos sempre buscando por uma refeição rápida e prática, tanto no preparo quanto no consumo. Porém, são nesses momentos em que muitas vezes fazemos escolhas ruins e acabamos consumindo alimentos com baixo valor nutricional e nada benéficos à saúde.

A boa notícia é que dá para preparar um delicioso snack que pode ser levado na bolsa ou na lancheira das crianças, e o melhor, pode ser consumido sem culpa, pois essa receita leva o grão-de-bico, que é rico em vitaminas e minerais. “O grão é bastante nutritivo. Em apenas 100 gramas, o alimento cozido contém carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas C, E, D, K, cálcio, fósforo, e também gorduras saudáveis”, explica Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa.

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Além disso, a leguminosa é fonte de proteína e de ferro, sendo considerada um alimento completo e essencial para a saúde da pele, cabelos, músculos, e proporciona muita saciedade.

O snack de grão-de-bico é fácil de preparar, não necessita de óleo em seu preparo, uma vez que pode ser assado no forno. “Mas deve ser conservado em um pote fechado, ao abrigo da luz, em geladeira ou em temperatura ambiente, por até cinco dias”, sentencia a nutricionista. Confira a receita.

Snack de grão-de-bico

Rendimento: 10 porções de 50 gramas

Tempo de preparo: 1 hora

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Ingredientes

400 g de grão-de-bico

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 dentes de alho picadinhos

1 pitada generosa de páprica defumada

Sal a gosto

Modo de Preparo

Deixe o grão-de-bico de molho por, no mínimo, 12 horas, trocando a água a cada 6 horas. Esse processo facilita o cozimento e retira compostos antinutricionais.

Depois, lave o grão-de-bico em água corrente e coloque em uma panela de pressão. Cobrindo os grãos 2 centímetros acima com água. Leve ao fogo alto por 15 minutos. Retire e deixe a pressão sair naturalmente. Verifique se os grãos estão cozidos. Caso seja necessário, cozinhe em fogo médio-alto por mais 5 minutos.

Após o cozimento, escorra e enxágue em água corrente. Espalhe em um prato e seque o máximo possível com papel toalha.

Em uma tigela, misture o azeite com o alho, a páprica e o sal. Misture bem.

Espalhe o grão-de-bico em uma assadeira grande e untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30/40 minutos. Mexa sempre a cada 10/15 minutos, até dourar e ficar crocante.

Retire, espalhe bem em uma travessa e deixe esfriar. Acerte o tempero, colocando mais sal e páprica se quiser, e sirva.


Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG) @drageisacosta @nutrimaiarasouza

Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM.

Último acesso: 29 Jan 2022 - 01:21:53 (3316).