Testeira
  coluna-viva-nutricao   / Para comer de olhos fechados

Talharim de pupunha caprese: receita de dar água na boca e fácil de preparar 

Uma forma de você substituir o consumo de massas e variar as refeições no dia a dia 

Raquel Penha e Silva Publicado quinta 15 julho, 2021

Uma forma de você substituir o consumo de massas e variar as refeições no dia a dia 
Talharim de pupunha da nutri... Delícia! (imagem meramente ilustrativa) - Jamie Hamel-Smith/ StockSnap

Saudável, leve e deliciosa. Essa receita de Talharim de pupunha caprese ainda é bem fácil e rápida de preparar. “Ela sacia aquela vontade de comer massa”, garante a nutricionista Raquel Penha e Silva, da On - Centro Integrado de Evolução Corporal. 

A estrela da receita é o palmito pupunha. “Ele contém algumas vitaminas e minerais, entre eles, o potássio, que traz benefícios cardiovasculares. Ele pode ser comprado pronto para cozinhar como macarrão. Se comprar o tipo em conserva, vale a pena enxaguar antes de levar ao cozimento”, explica Raquel.

+++ Nhoque de batata com cenoura + farinha de arroz: receita leve e saborosa; faça já

O prato é fonte ainda de licopeno. “Uma substância antioxidante, presente no tomate, que retarda o envelhecimento e também pode prevenir alguns tipos de câncer”, comenta a nutricionista. “O ideal é cortá-los ao meio antes de adicionar na receita, pois eles podem ter algumas larvinhas. Caso tenha, descarte-o.”

E, para finalizar, tem a muçarela de búfala, com alto teor de proteínas. “Faz uma diferença no prato, já que seu sabor é mais suave e harmoniza com os outros ingredientes”, sentencia. 

Faça já essa receita.

+++ Canelone de abobrinha: receita leve substitui a massa com farinha e vai ao congelador

Talharim de pupunha caprese

Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

1 bandeja de talharim pupunha (500 g)
2 xícaras de tomate-cereja cortados ao meio 
1 xícara de muçarela de búfala picada
2 dentes de alho picados
meia cebola picada
azeite a gosto
sal e pimenta para temperar
folhas de manjericão para decorar

Modo de Preparo

Ferva um litro de água com um fio de azeite e sal. Em seguida, coloque o talharim e deixe por cinco minutos. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande (ou wok), refogue o alho e a cebola no azeite. Depois coloque o tomate-cereja, refogue e junte a muçarela. Refogue novamente e tempere com o sal e a pimenta do reino.

Desligue o fogo e adicione o talharim. Misture tudo e decore com as folhas de manjericão.


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO está aqui para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicamos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que fazem a diferença no dia a dia.

Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON (@on.evolucaocorporal e @nutricionista.raquel), centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine.
 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 01:58:31 (2882).