Publicidade
Nhoque de batata com cenoura para celíacos – imagem meramente ilustrativa – Freepik/ timolina

Para quem adora a culinária italiana, o nhoque é um dos pratos favoritos. Mas já que você está buscando uma alimentação mais saudável e leve – até mesmo no jantar – vá de nhoque. Mas não é qualquer nhoque.

Publicidade

É uma receita com batata e cenoura. “Juntos, os ingredientes têm uma menor quantidade de carboidratos, o que contribui para uma digestão mais leve, mais rápida e a pessoa não fica com aquela lentidão após a refeição”, explica Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG).

O prato ainda pode contar com acompanhamentos deliciosos como molho de tomate, manteiga e ervas finas.

E tem mais: a receita é bem democrática e pensada para aquelas pessoas com intolerância, doença celíaca ou alergia ao glúten, que precisam excluir o trigo da alimentação. “Usamos a farinha de arroz para fazer essa substituição e ser mais uma opção ao cardápio da pessoa”, ressalta. 

+++ Creme de legumes low carb na panela de pressão: rápida e nutritiva

Publicidade

Mão na massa: 
Nhoque de batata com cenoura
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 40 minutos (em média)

Ingredientes
1 batata grande cozida e espremida ainda quente
1 cenoura média cozida e espremida ainda quente
1 colher de chá de açafrão
Sal a gosto
¾ xícara de farinha de arroz integral

+++ Caldo Verde Fit: receita com couve fica super cremosa

Publicidade

Modo de preparo
Em uma tigela, misture a batata, a cenoura, o açafrão, o sal e espere esfriar. Acrescente a farinha, aos poucos, e sove a massa até soltar das mãos. Faça cordões em uma superfície enfarinhada e corte os nhoques. Modele com as mãos para formar bolinhas. Cozinhe em água fervente por 3 minutos ou até subirem à superfície. Retire-os com o auxílio de uma escumadeira e regue com o molho de sua preferência. Sirva.


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo à vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO veio para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia-a-dia.

Publicidade

Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG) @drageisacosta @nutrimaiarasouza Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM.