Testeira

Pão de banana: receita leva chocolate e uma mistura de farinhas saudáveis

Faça, congele e substitua bolos e pães ultraprocessados

Nutricionista Isabelle Chaer Caiado Publicado quinta 27 maio, 2021

Faça, congele e substitua bolos e pães ultraprocessados
Pão de banana é opção saudável e saborosa de lanche, diz nutricionista - Freepik

O pão de banana, também conhecido como Banana Bread, é uma receita que vai bem no café da manhã e lanche da tarde.

Sem glúten e sem açúcar, ele é saudável e uma ótima substituição para bolos e pães ultraprocessados. “A banana é fonte de minerais, como o potássio, vitaminas B6 e C, além de promover uma boa saúde intestinal”, comenta a nutricionista Isabelle Chaer Caiado, do Art Beauty Center (São Paulo).

+++ Comfort food: maçã assada com especiarias e iogurte fica pronta em 10 minutos 

Você pode customizar a receita. “No caso das farinhas, misture o que tiver em casa, desde que não ultrapasse a quantidade de duas xícaras de chá. Eu usei farinha de amêndoas, de castanha de caju, de grão de bico e de linhaça dourada”, comenta a especialista. E mais: há várias versões de recheio para o Banana Bread: com nozes, castanhas, morango… “Nesta, vamos usar o chocolate 70% cacau, fonte de antioxidantes e que combina muito bem com o sabor do pão”, argumenta Isabelle 

Depois de pronto, você pode congelar em porções. Quando for comer, basta descongelar de um dia para o outro ou aquecer no forno ou micro-ondas. Confira a receita:

+++ Esfriou? Confira receita de sopa cremosa de abóbora com gengibre

Pão de Banana (Banana Bread)

Rendimento: 12 fatias médias

Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 3 bananas nanicas bem maduras
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco (ou azeite de oliva)
  • 2 xícaras de chá mix de farinhas nutritivas
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 xícara de chá de chocolate amargo picado (acima de 70% cacau)
  • 1 colher sopa de fermento em pó (ou bicarbonato de sódio)

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, as bananas e o óleo. Em seguida, despeje a mistura em um recipiente de vidro e acrescente a farinha e a canela, mexa até virar uma massa homogênea. Adicione o fermento e por último os pedacinhos de chocolate. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido (180 graus) por 40 minutos.


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia-a-dia.

Isabelle Chaer Caiado, nutricionista do Art Beauty Center (SP) @artbeautycenter @isabellecaiadonutri - CRN 6433, é pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional (VP), possui formação em Nutrição Comportamental (Instituto NC) e Coaching Integral Sistêmico - VP (FEBRACIS), além de ser membro do IBNF - Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional

Último acesso: 13 Jun 2021 - 13:18:08 (2483).