Testeira
  coluna-viva-nutricao   / E ainda fit? UAU!

Creme de avelã caseiro: receita leva apenas 4 ingredientes

Uma alternativa saudável que agrada adultos e crianças; faça já 

Maiara Souza Publicado quinta 10 junho, 2021

Uma alternativa saudável que agrada adultos e crianças; faça já 
Aprenda a preparar o seu próprio creme de avelã saudável (imagem meramente ilustrativa) - Freepik

Sabe aquele creme de chocolate delicioso para passar no pão, rechear bolo e até mesmo incrementar um brigadeiro? Então, tem uma receita saudável e bem fácil de fazer. É uma opção para quem quer comer melhor, já que não têm adição de açúcar ou óleo. Entre seus ingredientes, avelãs. “Elas são fontes de vitaminas E, B1 e B6, além de minerais, como o cobre e manganês. Tem ainda flavonoides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Maiara Souza, da Clínica Geisa Costa. 

+++ Dadinhos de tapioca com queijo coalho; confira essa receita crocante

Sem contar que traz todo o benefício do cacau. “Também estimula a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bom humor. Afinal, quem não fica feliz ao comer cacau?”, argumenta Maiara Souza. 

Confira a receita e conta pra gente o que você achou. 

+++ Creme de couve-flor low carb é opção de refeição saudável e deliciosa para aquecer no friozinho

Creme de avelã caseiro

Tempo de preparo: 40 minutos + 2 horas de geladeira 
Rendimento: 1 xícara de chá (em média)

Ingredientes 
120g de avelã 
3 colheres de sopa de cacau em pó 100%
2 colheres de sopa de mel 
200ml de leite de amêndoas 

MODO DE PREPARO 

Aqueça o forno a 250°C por cerca de 15 minutos. Coloque as avelãs em um tabuleiro e deixe no forno por, aproximadamente, 10 minutos, ou até estarem bem tostadas. Retire e bata no processador com os outros ingredientes por cinco minutos. Se for preciso, mexa de vez em quando com uma colher para incorporar o preparado até chegar a um ponto bem cremoso e pastoso. Leve para gelar por duas horas. 

+++ Esfriou? Confira receita de sopa cremosa de abóbora com gengibre

COMO CONSERVAR 
Coloque em um recipiente com tampa. Pode armazenar por duas semanas fora da geladeira, longe da luz solar, pois o óleo da avelã contribui para essa duração do produto. Também pode ser mantido na geladeira, mas retirar com antecedência quando for consumir, pois a tendência é ficar mais endurecido. 


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia-a-dia.

Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG) @drageisacosta @nutrimaiarasouza Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM.

Último acesso: 13 Jun 2021 - 14:30:15 (2585).