bem-estar   / Coronavírus

Sonhos da pandemia refletem sofrimento mental e medo da doença, diz estudo

De acordo com a pesquisa, sonhos do período pandêmico são diferentes dos relatos dos sonhos anteriores à pandemia

VIVA SAÚDE Publicado quarta 2 dezembro, 2020

De acordo com a pesquisa, sonhos do período pandêmico são diferentes dos relatos dos sonhos anteriores à pandemia
Sonhos da pandemia refletem sofrimento mental e medo da doença, diz estudo - Freepik

A pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus, mudou a rotina de todo o mundo. A paralisação das atividades, o distanciamento social e as muitas preocupações advindas dessa nova ordem mundial afetou diretamente o psicológico das populações que ainda não sabem como lidar com o medo de contrair a Covid-19 ou, ainda, de perder alguém próximo por causa dessa doença. 

Pesquisa desenvolvida pelo ICe/UFRN (Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e, publicada na Plos One mostrou que essa preocupação também está afetando os sonhos das pessoas.

E, o estudo mostrou que os sonhos do período pandêmico são diferentes dos relatos dos sonhos anteriores à pandemia. Os pesquisadores perceberam que os sonhos nesse período têm maior proporção de palavras ligadas à "raiva" e à "tristeza" e maior semelhança a termos como "contaminação" e "limpeza”.

+++ VEJA TAMBÉM: A oneomania, doença do consumismo exagerado, atinge principalmente as mulheres

+++ VEJA TAMBÉM: Terapia alternativa! Veja de que maneira a hipnose atua como ferramenta de tratamento da compulsão alimentar

Esses resultados corroboraram a hipótese de que os sonhos pandêmicos refletem sofrimento mental, medo do contágio e mudanças importantes no cotidiano, hábitos que impactam diretamente a socialização.

Segundo a pesquisa, essas características parecem estar associadas ao sofrimento mental ligado a isolamento social, pois explicaram 40% da variância na subescala negativa, relacionado à socialização, de PANSS (Escala de Síndrome Positiva e Negativa), usada para medir a gravidade dos sintomas de pacientes com esquizofrenia.

Assim, a pesquisa mostrou que as mudanças nos sonhos estavam associadas ao grau de sofrimento mental experimentado pelos voluntários, principalmente com maior dificuldade em manter relações sociais satisfatórias com as medidas de isolamento social.

Último acesso: 25 Jan 2021 - 19:17:34 (976).