bem-estar   / Saúde mental

Setembro amarelo: Depressão em idosos atinge 11% da população entre 60 e 64 anos, afirma IBGE

Dores físicas e perda de memória podem indicar uma possível doença psicológica

VIVA SAÚDE Publicado quinta 3 setembro, 2020

Dores físicas e perda de memória podem indicar uma possível doença psicológica
Setembro amarelo: Depressão em idosos atinge 11% da população, afirma IBGE - Freepik

A depressão é uma das doenças mentais que mais atinge os idosos. De acordo com o IBGE, pessoas com idades entre 60 e 64 anos representam a faixa etária com maior proporção (11,1%), entre os 11,2 milhões de brasileiros diagnosticados com esse problema e, este índice vem aumentando com o passar dos anos.

Essa doença nas pessoas mais velhas, por exemplo, pode se manifestar de maneira diferente da usual, como tristeza e falta de motivação, "muitas vezes o aumento de dores físicas e a perda de memória são resultantes de uma doença psicológica", explica Marco Maximino, psicólogo membro da plataforma Doctoralia, para o Portal Folha Vitória. 

+++ VEJA TAMBÉM: Vacinas previnem doenças e melhoram a qualidade de vida dos idosos; Conheça as 6 mais importantes

+++ VEJA TAMBÉM: Melodias mudam vidas! Veja como a musicoterapia pode auxiliar sintomas depressivos

Os sintomas da depressão podem ser confundidos com o envelhecimento “normal”. Ele pode ser confundido também com outras patologias, como por exemplo, as demências, por isso é extremamente importante que o diagnóstico seja realizado por um profissional capacitado, como geriatra, psiquiatra ou psicólogo.

O tratamento deve incluir terapia medicamentosa e psicoterapia. É bastante importante a reinserção do idoso no contexto familiar, promover relações sociais e afetivas, estabelecer para sua rotina atividades de estimulação cognitiva, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos como hidroginástica ou caminhada.

Além disso, é preciso lembrar que os tempos mudaram e os mais velhos também podem e devem estar antenados. "Incluí-los nas atividades digitais, apresentar conteúdos que possam os interessar em canais da internet, auxiliá-los e incentivá-los na interação com tecnologias as quais não estão habituados, pode ser uma grande ajuda para dispersar sentimentos de solidão ou até mesmo de obsolescência, sem contar que é uma ótima maneira de aproximar as gerações", finaliza o psicólogo.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:34:57 (256).