Publicidade

Plantas em casa reduzem stress e ansiedade e ajudam no home office

O verde tem a capacidade de diminuir em 44% os níveis de raiva; veja mais

Plantas em casa reduzem stress e ansiedade e ajudam no home office – Freepik

Ter um ambiente agradável dentro de casa pode melhorar a qualidade de vida, o relaxamento e o sentimento de pertencimento à cidade grande. Assim, para diminuir sentimentos como estresse e ansiedade, vale trazer para casa plantas, fontes de água, investir nas janelas com isolamento sonoro e até cultivar uma hortinha nas áreas comuns do prédio. 

Publicidade

“Todas as atitudes que possam fazer a pessoa ter mais contato com a natureza, evitando barulhos, poluição e atritos sem sentido, podem evitar danos ao nosso cérebro”, defende o psiquiatra Kalil Duailib.

+++ VEJA TAMBÉM: Para trabalhar melhor! Fisioterapeuta lista 6 dicas para evitar dores nas costas durante o home office
+++ VEJA TAMBÉM: Neuroarquitetura: 4 itens indispensáveis para estimular o bem-estar dentro de casa

Também, uma das dicas para quem faz home office é compor um cantinho exclusivo para as atividades profissionais. Este é um passo importante que influencia na produtividade pois ajuda a desenvolver a disciplina que esse tipo de trabalho exige.

“As plantas dão personalidade ao novo espaço de trabalho, exercem efeito sobre o nosso humor e sensação de bem-estar. Até mesmo varandas podem se transformar em escritórios home-office”, afirma Bruno Watanabe, paisagista e diretor executivo da Vertical Garden, para o Portal Ciclo Vivo.

Publicidade

Segundo Watanabe, o verde tem a capacidade de reduzir em até 14% os níveis de tensão e ansiedade, em 44% a sensação de raiva e em 38% a de fadiga, o que obviamente impacta na disposição emocional e física para o trabalho em casa.

 

Alguns exemplos de plantas para seu ambiente de trabalho:

Publicidade

Violetas

As violetas se adaptam muito bem a lugares fechados. Com cores variadas, fortes e vibrantes, a violeta alegra, dá personalidade, não carece de luz solar direta, e fica alguns dias sem precisar de água

Calathea

Publicidade

Esta é mais uma planta com folhas robustas e belas que pode se encaixar muito bem em seu espaço home-office. Além disso, precisa de poucos cuidados. Água duas vezes por semana e luz apenas indireta.

Espada de São Jorge 

É conhecida por oferecer proteção ao local, purificar o ar e produzir muito oxigênio. Com um visual marcante, a Espada de São Jorge prefere ambientes mais escuros, com pouca incidência solar. E precisa de pouca água. Assim, dependendo do seu novo cantinho, ela pode estar no vaso, ao lado da sua mesa de trabalho.

Publicidade