O sorriso tem poder! Pesquisa australiana comprova que o simples ato de sorrir deixa a mente mais positiva; Entenda
Estudo revela que expressões faciais podem levar as pessoas a sentirem emoções
Estudo revela que expressões faciais podem levar as pessoas a sentirem emoções
Você sabia que sorrir é um bom remédio para quem sofre de problemas cardíacos? De acordo com o Lee Berk, médico ligado à universidade americana Loma Linda, assistir meia hora de comédia por dia ajuda a prevenir doenças do coração. As gargalhadas , inclusive, também ajudariam a reduzir a incidência da diabetes.
Além disso, cientistas descobriram que sorrir, mesmo para trabalhar os músculos faciais, deixa a mente mais positiva.
+++ VEJA TAMBÉM: Você sempre sente dor do mesmo lado do corpo? Isso pode significar problemas emocionais; Saiba mais
+++ VEJA TAMBÉM: Extravasa! Saiba o porquê faz bem liberar as emoções
Essa descoberta foi feita da seguinte maneira: pesquisadores da University of South Australia (Unisa), induziram, ou seja, “forçaram” o sorriso dos participantes com o auxílio de uma caneta colocada entre os dentes. Depois eles analisaram as expressões faciais dessas pessoas e perceberam que a atividade muscular facial altera também as expressões corporais, gerando emoções positivas.
De acordo com o Dr. Fernando Marmolejo-Ramos, líder da pesquisa e especialista em cognição humana e artificial: “Quando os músculos dizem que você está feliz, é mais provável que você veja o mundo ao seu redor de uma forma positiva”. Segundo ele, quando praticamos vigorosamente o sorriso estimulamos a amígdala, que é o centro emocional do cérebro e libera neurotransmissores que estimulam emoções positivas.
Funciona como enganar o cérebro para que ele perceba estímulos felizes e, assim, melhore a saúde mental.
Com base nisso, o pesquisador Dr. Marmolejo-Ramos afirma que existe uma forte ligação entre ação e percepção. Isso significa que, mesmo que o sorriso seja falso, o cérebro transmite sensações positivas para o corpo, só pelos movimentos do rosto.