Publicidade

Extravasa! Saiba o porquê faz bem liberar as emoções

Com a nossa rotina cada vez mais corrida e intensa, muitas das nossas emoções acabam sendo suprimidas, o que pode fazer mal para a saúde

Por que devemos extravasar as emoções? – Pixabay

Já diria a música da cantora de axé, Ivete Sangalo: “Extravasa, libera e joga tudo para o ar…“. Apesar de ter a sua liberdade poética, esse trecho pode ser bastante importante.

Publicidade

Nos dias de hoje, com a nossa rotina cada vez mais intensa e corrida, muitas emoções acabam sendo suprimidas pelo cotidiano, o que faz com que muitas pessoas guardem os sentimentos ao invés de externalizarem.

Porém, essa alternativa pode acabar sendo prejudicial à saúde, segundo afirmam especialistas.

Extravasar todas as emoções é terapêutico e existem diversos modos para isso, desde gritar virado para a parede, praticando algum esporte (os de artes marciais costumam ser os mais “recomendados”) ou algo do gênero.

Então, não sinta vergonha de chorar como uma criancinha ou de gritar feito um maluco!

Publicidade

A psicóloga Olga Inês Tessari comentou sobre o assunto: “Chorar e gritar são formas saudáveis de colocar o estresse e a frustração para fora. Uma vez contidos, esses sentimentos podem se traduzir em diversos sintomas físicos, como dores musculares, insônia, problemas digestórios, alergias na pele, entre outros”.

Então, para aquele dia de estresse, busque aquela prática que te alivie. Mas um ponto importante que deve ser levado em conta, caso as atividades que escolha não estiver surtindo efeito, procure o auxílio de um profissional!

*Por: Rita Trevisan e Louise Vernir / Adaptação: Kelly Miyazzato e Marcello Sapio*

Publicidade