Publicidade

Muito além de relaxamento: os benefícios da massagem para a saúde mental e física

Apesar de parecer que apenas relaxa, a massagem pode trazer muitos benefícios para o nosso organismo – desde melhora no sistema imunológico até diminuição de estresse

Apesar de parecer que apenas relaxa, a massagem pode trazer muitos benefícios para o nosso organismo - desde melhora no sistema imunológico até diminuição de estresse
Saiba os benefícios da massagem para nossa saúde mental e física – Pexels/Anna Tarazevich

Muitos conhecem a massagem como uma técnica de relaxamento, mas você sabia que ela também auxilia, não só sua saúde mental, mas também a física? Sim, a prática terapêutica atua em todo o corpo através de técnicas que estimulam a pele e os músculos. Assim, ela consegue aliviar tensões, melhorando a circulação sanguínea e causando a sensação de bem-estar.

Publicidade

“Os benefícios vão ainda além, pois produzem hormônios de bem-estar, ajuda a detectar problemas nos músculos, tendões e ligamentos” explica Denise Porcaro, CEO do W Spa. “Ativa os sentidos e alivia as dores de cabeça, depressão, ansiedade e insônia”.

Isso ocorre, principalmente, por conta da massagem atuar na pele, o maior órgão do corpo humano. Já que é onde ocorre o contato físico, um dos grandes responsáveis por nos causar as sensações de proteção, acolhimento, conforto e segurança, garantindo os efeitos positivos da massagem para o corpo.

Denise, portanto, afirma: “por ter a mesma origem embrionária que o sistema nervoso central, além de cumprir o papel de proteção e homeostase, ela também reflete o nosso estado emocional. Assim, pode ser uma via de acesso para a manutenção e recuperação da nossa saúde física e mental”.

Os benefícios da massagem para nossa saúde mental e física

De imediato, a massagem causa liberação miofacial, alívio de dores e relaxamento, além de ser terapêutica. No entanto, ela também atua ‘a longo prazo, tendo efeitos como a diminuição do cortisol – o hormônio do estresse – e na elevação da serotonina e dopamina – os hormônios do bem-estar.

Publicidade

Além disso, são comprovados efeitos de melhora do sistema imunológico, na estimulação da circulação sanguínea. E também no aumento da atenção em pessoas que possuem problemas de concentração, e na superação de vícios como as bebidas alcoólicas e fumo.

Por fim, a especialista ainda indica que há: “diminuição da rigidez muscular; regularização das funções intestinais; melhora da digestão; redução dos sintomas de tensão pré-menstrual”.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade