Publicidade

Estudo revela que uso de aparelhos auditivos pode diminuir chances de demência

Pesquisa feita por especialistas em audição conclui que há uma relação entre a demência e deficiências auditivas

Estudo revela que uso de aparelhos auditivos pode diminuir chances de demência
Estudo revela que uso de aparelhos auditivos pode diminuir chances de demência – Foto: Freepik

É muito comum vermos estudos que analisem a demência. Recentemente, especialistas em audição concluíram que o uso de aparelhos auditivos pode contribuir para diminuir as chances do desenvolvimento de demência. A pesquisa foi publicada na revista The Lancet.

Publicidade

Os estudiosos analisaram 430 mil pessoas na China, no Japão, na Austrália e nos Estados Unidos. Assim, descobriram que a chance de demência pode aumentar em 42% caso o paciente desenvolva perda auditiva.

Uso de aparelhos auditivos pode diminuir chances de demência

Uma pesquisa feita em 2018 já havia levantado essa questão: cerca de 8% dos casos de demência são relacionados à deficiência da audição.

“Nosso estudo mostra que, com o uso dos aparelhos auditivos, que são minimamente invasivos do ponto de vista terapêutico, é possível mitigar o impacto da demência relacionada à perda auditiva”, foi o que disse o professor e pesquisador da Universidade de Shandong, Dongshan Zhu, que também é coordenador do estudo.

O uso de aparelhos, obviamente, também ajudam a controlar a perda auditiva, segundo a pesquisa. 75% das pessoas que usaram o aparelho não tiveram perda auditiva nos 12 anos de estudo.

Publicidade