Qual a frequência para lavar as roupas de cama, banho e travesseiros?

A especialista têxtil Marinês Cassiano explica o tempo de utilização e os motivos para a lavagem de cada item

Qual a frequência de lavagem as roupas de cama, banho e travesseiros?
Qual a frequência de lavagem as roupas de cama, banho e travesseiros? – Foto: Freepik

Para manter a casa sempre limpa e organizada, os itens de cama, mesa e banho são uma parte especial para dar aspecto de limpeza no dia a dia. Por conta disso, muita gente se pergunta quais são os cuidados e com qual frequência deve ser feita a lavagem das peças.

Publicidade

Podendo ter materiais e tecidos diferentes, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, explica o tempo para a limpeza de cada componente.

1. Roupa de cama
Para as roupas de cama, a recomendação é que seja semanalmente feita a troca e a higienização. Essas peças são de tecidos mais leves, mas por ter contato direto com nossa pele podem ter acúmulo de suor e atrair ácaros, prejudiciais para a saúde.

2. Roupas de banho
As toalhas e roupas de banho, além de estarem em contato frequente com a pele, são itens que ficam úmidos com o uso. É fundamental ser feita a higienização toda semana para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, as peças devem ser colocadas em locais arejados após a utilização para secarem completamente e estejam adequadas para um novo uso.

3. Travesseiros
Para os travesseiros, a regra muda. O ideal para a lavagem desse item é que ela seja realizada a cada seis meses e feita por uma lavanderia especializada, evitando mofos e a proliferação de fundos, caso a higienização e a secagem não tenha sido efetuada de forma correta.

Publicidade

Além da periodicidade, Marinês recomenda: “Para uma higienização completa dos itens de enxoval, leve até uma lavanderia especializada, como a 5àsec. Essas peças estão em contato direto com o corpo humano e a boa limpeza proporciona um tecido longe de fungos e bactérias, além de aumentar a durabilidade, pois toda a lavagem é feita respeitando as instruções do fabricante para cada tecido”.

“Também recomendo que nesse tipo de peça seja utilizado o serviço de Bactericida, que higieniza e desodoriza esses tipos de peça por até um mês, não causa alergias e não migra para a pele, além de eliminar ácaros, fungos e bactérias”, finaliza a especialista.

Publicidade