Como a nostalgia pode ter efeito analgésico?
Em estudo, cientistas explicam como a nostalgia pode ser capaz de aliviar dores físicas
Em estudo, cientistas explicam como a nostalgia pode ser capaz de aliviar dores físicas
Quem não tem aqueles momentos em que bate uma saudade de algum acontecimento especial da vida? A chamada nostalgia pode ter um efeito muito além do que apenas lembrar de algo. Um estudo publicado na revista científica JNeurosci aponta que esse sentimento pode ter efeitos analgésicos, aliviando dores físicas. E qual a explicação? Cientistas identificaram o tálamo cerebral como um dos pontos que causam esse resultado.
Para entender melhor a ação, a pesquisa contou com 34 voluntários que foram submetidos a um estímulo de calor. Durante esse processo, os participantes estavam com fotos antigas e mais recentes e, com isso, eles precisavam informar o nível de dor que estavam sentido de acordo com as fotografias.
+++ Psicogenealogia: entenda como a terapia analisa os impactos dos ancestrais na vida de uma pessoa
+++ Estudo: música tem efeitos positivos na qualidade de vida
A nostalgia não está associada apenas a imagens, mas também músicas, cheiros e sabores. Na pesquisa desenvolvida pela Academia Chinesa de Ciências e da Universidade Normal de Liaoning, cientistas observaram que as imagens que remetiam à infância estavam relacionadas com relatos de dores mais fracas.
O estudo constatou a ligação do tálamo com esse efeito, parte que transmite dados sensoriais e motores para o córtex cerebral. “Nosso estudo descobriu que o tálamo desempenha um papel fundamental como uma ligação funcional entre nostalgia e dor, sugerindo um possível mecanismo modulador analgésico da nostalgia. Esses achados têm implicações para os mecanismos cerebrais subjacentes da analgesia psicológica”, destacaram os pesquisadores.