Publicidade

Segredo para deixar os cabelos saudáveis: devemos tratar o couro cabeludo!

Desde diminuir a frequência de lavagens a, até mesmo, mudar a temperatura da água, são bons hábitos que vão ajudar que o couro cabeludo, assim como os fios, se mantenham saudáveis

Desde diminuir a frequência de lavagens a, até mesmo, mudar a temperatura da água, são bons hábitos que vão ajudar que o couro cabeludo, assim como os fios, se mantenham saudáveis
Especialista explica melhores práticas para manter o couro cabeludo saudável – Freepik

Muitas pessoas acabam acreditando que a melhor forma para manter o cabelo saudável é cuidando dos fios, hidratando e seguindo uma rotina de cuidados. E, sim, apesar de a prática ser ótima para os cabelos, não podemos esquecer do principal responsável na saúde dos nossos cabelos: o couro cabeludo!

Publicidade

Afinal, é ele que faz com que os fios que tanto cuidamos cresçam. Por isso, o ideal é que eles nasçam já da maneira mais saudável possível. Mas como posso cuidar do meu couro do cabelo?

“E se você quer ter um couro cabeludo mais saudável é preciso tomar cuidado com a temperatura da água que você vai tomar banho, é muito importante”, relata a tricologista Viviane Coutinho.

Um dos principais problemas do couro, então, é o excesso de oleosidade. Segundo a especialista, a água também é uma das responsáveis por isso: “A água, de fato, é uma das principais causadoras de oleosidade dos cabelos. Isso porque a água quente estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo e, assim, acaba deixando o couro cabeludo mais oleoso”.

Outro cuidado especial que se deve tomar é quando se lava o cabelo todos os dias. “Lavar os cabelos todos os dias, também faz com que as glândulas sebáceas ‘entendam’ a mensagem de forma errada”, informa. “Ao contrário da água quente, quando a gente lava todos os dias, não deixamos que o sebo natural, aquele que mantém o cabelo hidratado, seja produzido, porque acabamos tirando ele com todas as lavagens. As glândulas entendem que precisam produzir mais, porque está em falta. A frequência recomendada é dia sim, dia não”.

Publicidade

Esfoliação do couro cabeludo é nova aposta para deixar cabelos saudáveis

Assim como esfoliar a pele para tirar o excesso de impurezas, com o couro cabeludo não é diferente! “No mercado já existem produtos com essa finalidade. Uns possuem sementes naturais que promovem a remoção da oleosidade, desintoxicam o couro cabeludo, desobstruem os folículos pilosos e eliminam as impurezas. Isso vai deixar a raiz soltinha, sem nenhum acúmulo de resíduos e sem oleosidade”, revela Viviane.

Por fim, a principal dica da tricologista é: “Massagear o couro cabeludo com mais frequência!”. “Você pode fazer durante o banho na hora em que você aplica o shampoo, gaste um minutinho para fazer a massagem com calma por toda a cabeça fazendo uma leve pressão com as pontas dos dedos. Tenho certeza que você vai amar esse ritual”, finaliza.

Publicidade