Cuidados capilares: cinco erros comuns que podem prejudicar os fios
Médico tricologista explica quais são as atitudes erradas mais praticadas na hora de cuidar do cabelo
Médico tricologista explica quais são as atitudes erradas mais praticadas na hora de cuidar do cabelo
Manter uma rotina de cuidados com o cabelo é fundamental para evitar doenças no couro cabeludo e o enfraquecimento dos fios. Investir na saúde e na beleza capilar nem sempre é tão simples, mas existem algumas práticas cotidianas que precisam ser revistas, pois podem prejudicar a saúde dos fios.
O primeiro passo para não cometer erros capilares é conhecer seu tipo de cabelo e seguir um cronograma capilar de acordo com suas particularidades. Porém, apesar do surgimento de novas técnicas e produtos, a correria do dia a dia e a falta de cuidado podem gerar excesso de oleosidade, acúmulo de produtos no couro cabeludo, queda e quebra dos fios.
O médico tricologista João Gabriel Nunes listou cinco atitudes comuns que danificam a estrutura capilar e que precisam ser evitadas para manter o cabelo bonito e saudável.
Segundo Nunes, o cabelo oleoso necessita ser lavado diariamente. “Esse tipo de fio é mais propenso ao acúmulo de impurezas e de suor excessivo”, diz. Já o cabelo seco deve ser lavado a cada dois dias para evitar o ressecamento e quebra das madeixas.
Aplicar condicionador ou creme na raiz do cabelo
O pior erro ao usar o condicionador é passá-lo no couro cabeludo. “Aplicar cremes ou condicionadores na raiz pode causar oleosidade excessiva e consequentemente o surgimento de caspa”, afirma. A recomendação é passar o produto no comprimento das mechas.
Dormir com o cabelo molhado
De acordo com o especialista, dormir com o cabelo molhado pode causar ‘estresse dos fios’, levando a proliferação de fungos no couro cabeludo.
+++ Touca de cetim: especialista explica para que serve o acessório tão visto no BBB22
A prática é comum principalmente quando estamos com pressa, mas deve ser evitada ao máximo, pois danifica o cabelo. “O ideal é aplicar um protetor térmico nos fios antes de utilizar ferramentas de calor e sempre respeitar 15 centímetros de distância entre o secador e o couro cabeludo”, diz.
Não respeitar os intervalos dos procedimentos químicos
Os procedimentos químicos como coloração e progressiva agridem os fios e o couro cabeludo. “É essencial deixar um intervalo entre as químicas para que a estrutura capilar volte ao normal”, afirma Nunes.