beleza   / Mulher prática

Chega de desculpas! Você precisa cuidar da sua pele mesmo tendo uma vida corrida; Veja todas as dicas

Com pouco tempo e com os produtos certos é possível manter uma ótima rotina de skincare

Yasmin Salem com supervisão de Marina Pastorelli Publicado quarta 30 setembro, 2020

Com pouco tempo e com os produtos certos é possível manter uma ótima rotina de skincare
Você precisa cuidar da sua pele mesmo tendo uma vida corrida; Veja todas as dicas - Freepik

Se você tem a rotina agitada e deixa de cuidar da pele diariamente, tente mudar isso!

Até para as pessoas mais corridas, ter o autocuidado é fundamental! Além de proteger o maior órgão do corpo, a epiderme, contra o envelhecimento precoce e o próprio câncer de pele, uma rotina de skincare promove também, claro, beleza, bem-estar e amor-próprio -- tão importante nos dias de hoje. 

Sentir-se bonita e dar mais atenção ao seu corpo, influencia direta e positivamente em outras áreas da vida, como a carreira profissional e a saúde mental.

E se engana quem pensa que para ter uma pele de pêssego precisa de muito tempo! Dá, sim, estabelecer uma rotina de cuidados utilizando poucos minutos.

Por isso, a Viva Saúde conversou com a esteticista Roseli Siqueira e a dermatologista Geisa Costa, que listaram truques especiais e respoderam as maiores dúvidas para você que precisa cuidar da cútis mesmo "sem tempo"! Confira:

 

+++ VEJA TAMBÉM: 'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

 

Quais são os passos fundamentais de cuidados para quem tem pouco tempo no dia a dia?

"Se você tem pouco tempo, comece e finalize o dia cuidando da pele. Logo pela manhã limpe-a, hidrate-a e passe protetor. Se você tiver um tempo maior, passe um tônico. Mas lembrando que os passos fundamentais são a limpeza e o fotoprotetor pela manhã e, para a noite, limpar e hidratar. É o mínimo que dá resultado e eficácia na pele”, explicou Geisa.

 

Quantas vezes por dia devo cuidar do meu rosto, sendo que tenho pouco tempo para isso?

"Lave o rosto de manhã e de noite para você conseguir manter o PH e a oleosidade equilibradas”, disse a dermatologista. Roseli ressaltou ainda que apenas com a higiene da pele você leva três minutos, ou seja, em pouco tempo você pode fazer o essencial. 

 

Quais são os produtos indispensáveis e práticos no dia a dia?

"Demaquilante para remover as impurezas (como a poluição e maquiagem)  e, sabonete, tônico e hidratante específicos para o seu tipo de pele. O protetor solar também é importante." 

A dermatologista ainda explicou que você consegue vários benefícios em um produto. "Às vezes, seu médico pode indicar cosméticos multifuncionais. Existem produtos que já têm ácido hialurônico (hidratante), vitamina C (antioxidante), retinol (rejuvenescedor) e o FPS 30.”

 

O que devo evitar fazer na pele na correria diária?

Evite dormir com maquiagem e com a pele suja. Também, não usar protetor é um erro. Não esprema cravos e espinhas, para não gerar cicatrizes. 

Geisa ainda ressaltou a importância de saber o que funciona para sua pele. "Nada de usar indicações de outras pessoas, o que deu certo para sua amiga, pode não dar certo para você. Tenha um tempo para visitar seu médico e organizar sua rotina de skin care, além de fazer os tratamentos em consultórios especializados para seu tipo de pele.”

 

Qual a importância da rotina da pele mesmo para quem tem uma vida corrida?

"Envelhecer bem”, citou a dermatologista. Você tem que se cuidar diariamente para ter uma pele saudável, iluminada e com viço. Por isso, higienizá-la antes de dormir e ao acordar é essencial. Um minuto de autocuidado ajuda a elevar a autoestima, que é o sistema imunológico do cérebro.

"As pessoas ficam preocupadas, pois acreditam que precisam de muito tempo para cuidar da cútis. Não é verdade. É mais uma questão de disciplina e prática. Com pouco tempo e os produtos certos, você consegue manter uma rotina de cuidados e de hidratação.”, disse Roseli.

 


Geisa Costa, especialista em dermatologia, graduada em Medicina pela PUC – Campinas e pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. É membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia Pediátrica e Membro da Sociedade Brasileira de Laser

Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as apresentadoras Xuxa, Isabella Fiorentino,  as atrizes Guilhermina Guinle e Zezé Polessa, as cantoras Fafá de Belém e Ivete Sangalo, as modelos Izabel Goulart e Raica Oliveira, entre outras.

Último acesso: 01 Dec 2020 - 21:55:18 (430).