Publicidade

Botox e preenchimento facial: qual é a diferença entre os dois procedimentos?

Embora o botox e o preenchimento facial sejam procurados por quem busca suavizar as rugas, a dermatologista Bianca Gastaldi explica que cada um tem suas particularidades

Entenda a diferença entre botox e preenchimento facial – Freepik/ArthurHidden

O rosto é uma das partes do corpo que mais sofre com rugas e sinais de expressão, sendo algumas ocasionadas pelo envelhecimento natural e outras pela movimentação dos músculos da face. Tanto o botox quanto o preenchimento facial são procedimentos estéticos que reduzem rugas e marcas de expressão, entretanto, possuem distinções em relação às técnicas e resultados finais.

Publicidade

BOTOX

A dermatologista Dra. Bianca Gastaldi adverte como funciona o botox: “A toxina botulínica (conhecida como botox) é indicada para tratar rugas dinâmicas, que são aquelas que surgem em decorrência da movimentação repetitiva dos músculos da face, como movimentar a região dos olhos ou, então, franzir a testa.

“Outra particularidade da toxina botulínica é que a substância age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, promove ao músculo um efeito relaxado. Então, além de tratar as rugas já existentes, o botox também atua na prevenção de novas rugas, sinaliza Gastaldi. O procedimento é indicado para tratar rugas da região da testa, entre as sobrancelhas e a região lateral dos olhos onde surgem os “pés de galinha”. 

+++ Xô, acne e melasma: auriculoterapia promove benefícios para a pele

+++ Dormir com roupa apertada é prejudicial à saúde e causa envelhecimento precoce

Publicidade

PREENCHIMENTO FACIAL

Em contrapartida, o preenchimento facial é realizado com ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo organismo mas que diminui com o processo de envelhecimento: “O preenchimento facial é indicado para tratar rugas estáticas, que são consequências do envelhecimento natural ou uma evolução das rugas dinâmicas”, afirma a dermatologista Dra. Bianca Gastaldi. 

O objetivo do preenchimento facial é justamente preencher os vincos e sulcos formados na região da face, recuperando o volume do rosto e a tonicidade da pele, promovendo um efeito final de rejuvenescimento facial. A aplicação da substância é indicada para tratar o “bigode chinês”, cantos dos lábios, bochechas, dentre outras.


Sobre a fonte:

Publicidade

Bianca Gastaldi é médica dermatologista, graduada em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro das Sociedades Brasileira (SBD) e Americana de Dermatologia (AAD). Atua com foco em injetáveis e no gerenciamento do envelhecimento há 15 anos, sendo atualmente professora da pós-graduação de cosmiatria e speaker internacional da Sinclair e da Toskani.