Publicidade

Protetor solar: Realmente devo reaplicar a cada duas horas? Veja as respostas para as maiores dúvidas sobre esse assunto

Idealmente, todas as pessoas deveriam usar um protetor de no mínimo FPS 50+

Protetor solar: Realmente devo reaplicar a cada duas horas? Especialista explica as maiores dúvidas sobre esse assunto – Freepik

Você sabia que não é só na praia ou na piscina que estamos expostos à radiação ultravioleta e consequentemente aos danos cutâneos, como queimaduras solares e envelhecimento precoce da pele?

Publicidade

Essa radiação “UV” provoca malefícios, como lesões oculares, enfraquecimento do sistema imunitário entre outros. Sempre que estamos ao ar livre, seja para caminhar ou para jogar tênis, por exemplo, os raios solares nos atingem mesmo em dias nublados. Por isso que devemos aplicar protetor solar diariamente, trinta minutos antes de sair de casa.

Apesar de profissionais, marcas e publicações de saúde e bem-estar sempre lembrarem as pessoas da importância desse produto – principalmente quando o verão se aproxima – uma pesquisa do Instituto de Ciências Tecnológicas e Qualidade Industrial divulgada este ano revelou que 48% dos brasileiros ainda não estão dando ouvidos para esses alertas.

 

+++ VEJA TAMBÉM: Fios de “Rapunzel”: Confira 5 dicas incríveis para fazer seus cabelos crescerem mais rápido
+++ VEJA TAMBÉM: Usada há centenas de anos por mulheres asiáticas, a água de arroz clareia manchas na pele e promove maciez; Saiba como preparar a sua

Publicidade

 

Mas, se você está entre os 52% que utilizam a proteção solar, ainda podem existir algumas dúvidas sobre o produto. Para esclarecer as mais comuns, confira: 

 

Publicidade

Se eu usar um boné, posso dispensar o protetor no rosto?

Até a aba mais ampla não consegue proteger todas as partes do seu rosto, já que os raios ultravioletas não vêm apenas diretamente do céu, mas também refletidos da areia, chão e água.

Na praia/piscina, que quantidade de protetor solar devemos usar?

Publicidade

Para um adulto, deve aplicar-se uma dose correspondente a uma bola de golfe e renová-la de duas em duas horas. Para as crianças, a dose é cerca da metade, embora seja provável que necessite renovar a aplicação com mais frequência pois elas costumam ser muito ativas e estão frequentemente tomando banhos de mar e piscina.

Tudo bem tomar pouco sol sem o produto, para desenvolver o bronzeado, antes de passar o creme?

Qualquer exposição solar queima a pele, mesmo antes da reação inflamatória de vermelhidão. Então, é necessário aplicar o filtro solar, sim, para a sua saúde!

Publicidade

Como devemos escolher um protetor solar?

Opte por um protetor que assegure a proteção contra a radiação UVA e UVB. Quanto mais clara for a pele, mais elevado deve ser o fator de proteção solar, embora o FPS nunca deva ser inferior a 30 – mesmo em pessoas com pele morena. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda, de fato, que o fator de proteção solar seja maior do que 30. Idealmente, todos deveriam usar FPS 50+.

Preciso de proteção solar mesmo se minha pele é escura?

É verdade que mais pigmento na pele equivale a maior proteção natural, mas isso não significa que você está liberada do protetor. Justamente por ser uma pele com maior quantidade de melanina, as chances de surgirem manchinhas é maior — fora o risco de câncer de pele, que é sempre preocupante.