Publicidade

Flexibilização: Doria anuncia 76% do estado de SP na fase verde da quarentena, incluindo a capital

Estágio permite quase todas as atividades e reabertura de cinemas e teatros com ocupação reduzida

Flexibilização: Doria anuncia 76% do estado de SP na fase verde da quarentena – Freepik

A Região Metropolitana de São Paulo, que concentra 76% da população do Estado de São Paulo, entrará na fase verde do Plano SP, que prevê a reabertura parcial de quase todas as atividades, inclusive cinemas e teatros, já que o novo coronavírus vem acompanhado de uma melhora nos índices que avaliam a gravidade da pandemia no estado.

Publicidade

Essa fase começa a valer já a partir deste sábado, 10 de outubro, sendo liberado o funcionamento de cinemas, museus, teatros e eventos. Apesar da abertura, esses estabelecimentos ainda devem obedecer aos protocolos de higiene e distanciamento e os locais devem ter uma taxa de ocupação máxima de 60%.

As regiões que avançaram de fase são as da Região Metropolitana de São Paulo – que voltou a ser unificada -, Sorocaba, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Baixada Santista.

 

+++ VEJA TAMBÉM: Vai um “solzinho” aí? Falta de Vitamina D pode aumentar risco de contágio de Covid-19, segundo estudo
+++ VEJA TAMBÉM: Há Coronavírus na comida? No cabelo? Alho mata o vírus? 10 questões respondidas sobre o contágio

Publicidade

 

Também, na fase verde, setores de serviço e consumos podem funcionar com uma taxa de ocupação maior e por mais horas. Shoppings Centers, galerias e estabelecimentos comerciais em geral podem funcionar com 60% da capacidade e por 12 horas. 

Bares e restaurantes também devem obedecer à taxa de 60% da ocupação e poderão ficar abertos para consumo local até às 23h, tendo que interromper os serviços uma hora antes, às 22h. Salões de beleza e academias também ficam autorizados a funcionar com 60% de lotação, sempre obedecendo os protocolos específicos de higiene e distanciamento de cada setor.

Publicidade

Além disso, o avanço de 76% da população do estado para a fase verde deve permitir que escolas públicas e particulares passem a receber diariamente até 70% dos alunos. Para isso, é preciso que pelo menos 60% da população do estado permaneça na etapa verde por 14 dias consecutivos. Até hoje, a autorização era para que as escolas funcionem recebendo até 35% dos estudantes.

A cidade de São Paulo estava na fase amarela desde o fim de junho e está há mais de seis meses de quarentena. Para avançar de fase, são levados em consideração os números de internações e de mortes por semana. A última classificação das regiões do estado no Plano São Paulo havia sido feita em 11 de setembro.

Doria ainda antecipou que a próxima avaliação do plano – para uma possível fase azul – será em 16 de novembro.

Publicidade