Aprovado pela Anvisa: Brasil cria teste para diagnosticar monkeypox

Anvisa anunciou nesta terça-feira, 20 de setembro, a aprovação do kit desenvolvido pela Fiocruz para diagnóstico da varíola dos macacos

Anvisa anunciou nesta terça-feira, 20 de setembro, a aprovação do kit de teste desenvolvido pela Fiocruz para diagnóstico da monkeypox
Brasil sofre com falta de testes – Freepik

Nesta terça-feira, 20 de setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro teste brasileiro para diagnóstico da monkeypox! Batizado de Kit Molecular Multiplex, o exame recebeu aprovação após comprovar desempenho clínico.

Publicidade

Produzido pela Fiocruz, o kit, além disso, ainda consegue testar para herpes zóster, a doença de Justin Bieber, e varíola humana, aumentando ainda mais sua eficiência.

Ele surge, então, como uma alternativa para diagnóstico da varíola dos macacos, que enfrenta dificuldades no país pela falta de testes. Por isso, a Anvisa acelerou a análise desses tipos de testes, sendo esse aprovado em apenas 29 dias.

Além de teste: vacina contra monkeypox deve chegar ao Brasil ainda neste mês

O ministro da saúde Marcelo Queiroga confirmou, neste domingo, 18, que o primeiro lote de vacinas contra a monkeypox deve chegar ao Brasil ainda neste mês. Além disso, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, ele explicou como funcionará o esquema vacinal.

Como ocorre em outros países que já utilizam o imunizante da Bavarian Nordic, ofertarão a vacina apenas para grupos específicos. “Não há recomendação, no momento, para a vacinação em massa”, afirmou o ministro.

Publicidade

As primeiras 50 mil doses compradas irão, portanto, para profissionais da saúde. Isso porque são esses quem tem maior contato direto com amostras de infectados, de fato, com o vírus.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade