Brasil é o 5º país com mais casos de monkeypox; OMS faz apelo ao Governo Federal
Desde o último mês, crescente de casos preocupa Organização Mundial da Saúde, que decretou doença como emergência global
Desde o último mês, crescente de casos preocupa Organização Mundial da Saúde, que decretou doença como emergência global
Na última quarta-feira, 17 de agosto, durante uma coletiva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o Brasil é o 5º pais com mais casos de monkeypox. Atualmente, já registraram mais de 3.000 casos da doença por todo o país.
Desde julho, a OMS decretou a varíola dos macacos como emergência global. “Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional”, disse, na época, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Apesar disso, o Brasil ainda não apresentou severas medidas para o combate do vírus, o que acendeu alerta para autoridades da saúde. “É importante que haja uma resposta forte, com informação, ação e evidência”, alertou Rosamund Lewis, representante da organização.
“Vários países mostram tendências preocupantes e o Brasil é um deles. O número de casos continua a subir e é importante que todas medidas sejam implementadas e que indivíduos sejam informados de que precisam se proteger”, continuou, então.
Para a OMS, além disso, as medidas preventivas precisam ser de acesso de toda a população, de modo que todos possam se proteger. “Pessoas que estão sob risco no Brasil necessitam a informação de que eles precisam se proteger, ao saber em quais ativistas os colocam em risco”, alertou.
O Ministério da Saúde brasileiro, no entanto, ainda não considera a varíola dos macacos como uma emergência de saúde no país, apesar dos pedidos. Ainda assim, novas mobilizações estão acontecendo, como a divulgação do calendário de vacinação contra o vírus no país.