Problemas gastrointestinais podem ser sequelas de covid longa
Em estudo, cientistas também relacionaram sintomas gastrointestinais com forma grave de covid-19
Em estudo, cientistas também relacionaram sintomas gastrointestinais com forma grave de covid-19
A covid longa é caracterizada por sequelas após a infecção do vírus que, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pode durar por mais de um ano. Dentre esses problemas, estão os gastrointestinais. O hospital infantil Sabará chegou a relatar a importância de falar sobre incômodos gastrointestinais pós-covid que podem ser preocupantes em crianças, por exemplo.
Cientistas chegaram, até mesmo, a avaliar esse sintoma em pacientes graves da doença. “Os sintomas gastrointestinais estão associados a um covid-19 grave entre os sobreviventes”, destacaram pesquisadores, em artigo publicado na revista científica Neurogastroenterology & Motility.
Em um estudo da Johnson & Johnson, cientistas apontaram que as mulheres com covid longa apresentam problemas como cansaço, incômodos no ouvido, nariz e garganta, distúrbios neurológicos, de humor e cutâneos, além dos gastrointestinais e reumatológicos.
O estudo na Neurogastroenterology & Motility destacou o seguinte dado que 86% dos pacientes pós-covid apresentaram, pelo menos, um sintoma gastrointestinal durante a fase aguda da doença. “O covid-19 pode se manifestar com sintomas gastrointestinais”, pontuaram, no artigo.