Mãe confunde sintomas de hepatite de criança com prisão de ventre; Caso é exemplo de alerta
Casos de hepatite misteriosa em crianças estão sendo investigados no Brasil, em um surto considerado inédito
Casos de hepatite misteriosa em crianças estão sendo investigados no Brasil, em um surto considerado inédito
O surto de hepatite em crianças vem causando profundas preocupações nas autoridades de saúde, principalmente por não haver uma causa definida para a onda da doença nesse grupo. Identificada como Elizabeth, uma mulher dos Estados Unidos viu o quadro da filha como um exemplo de alerta para o cenário da enfermidade.
Antes de levar a menina de 2 anos ao hospital e receber o diagnóstico, Elizabeth confundiu os sintomas iniciais da doença na filha com prisão de ventre. No meio de uma noite, a criança apresentou uma tosse seguida de vômito. “Achamos que o vômito tinha sido desencadeado pela tosse, seguida de alguma dor abdominal que pensamos estar relacionada à constipação”, disse a mãe a um canal de televisão nos EUA.
Na terceira semana com os sinais avançados, a mãe levou a filha para o hospital, já que a menina começou a apresentar urina escurecida e diarreia, além da pele e dos olhos amarelados – condição chamada de icterícia.
Cientistas suspeitam de adenovírus como uma possível causa do surto de hepatite em crianças. Nos exames da filha de Elizabeth, por exemplo, foi constatado a presença do grupo que desencadeia doenças como resfriados, bronquite e pneumonia. “Não quero que ninguém espere três semanas como eu fiz antes de levar minha filha ao médico, pensando que era prisão de ventre, pensando em todas essas outras coisas”, disse a mãe.
+++ OMS considera surto de hepatite em criança como situação urgente
+++ Agente infeccioso é suspeito por causar onda de hepatite em crianças
Dentro desse cenário, diversas crianças já passaram por transplantes, e a equipe médica chegou a pensar nesse caminho para a filha de Elizabeth. No entanto, como a menina vem apresentando avanço na recuperação, um transplante foi descartado, no momento, e ela segue internada.
A hepatite é uma doença que acomete o fígado, em que casos do surto inédito já são investigados no Brasil. Conforme o Ministério da Saúde, sete quadros da doença em crianças estão sendo analisados: quatro no Rio de Janeiro e três no Paraná. Segundo a OMS, situação é considerada como “muito urgente”.